Curso de Geografia realiza atividades práticas em Climatologia nas Unidades Avançadas

Turma de Geografia da Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios. Foto: Reprodução

Os acadêmicos do curso de Geografia do Programa de Formação Docente Caminhos do Sertão, orientados pelos professores Josué Viegas (Unidade Avançada de Amarante do Maranhão), Matheus Henrique (Unidade Avançada de Porto Franco) e Elza Ribeiro (Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios), realizaram atividades práticas em seus respectivos municípios, relacionadas ao componente curricular de Climatologia, disciplina que está sendo ofertada neste mês de março.

Considerada um ramo das ciências atmosféricas e um subcampo da geografia física, que é uma das ciências da terra, a climatologia (ou ciência do clima), é o estudo científico do clima, definido como condições meteorológicas calculadas em um período. Diferente da meteorologia, que se concentra em sistemas climáticos de curto prazo com duração de até algumas semanas, a climatologia estuda a frequência e as tendências desses sistemas.

Para aproximar os estudantes da aplicação do tema, a atividade ocorreu de diferentes formas nas Unidades Avançadas. Em Amarante do Maranhão e Vila Nova dos Martírios as práticas ocorreram por meio de aferição de temperatura do ar, solo e umidade relativa do ar com uso de relógios termo-higrômetro, termômetro de solo, observação de tipos de nuvens e medição de Evapotranspiração da superfície e de plantas, as práticas tem por objetivo identificar microclimas nos municípios, comparando como na mesma cidade pode ocorrer variação de temperatura e umidade relativa do ar, associados aos fatores atmosféricos locais e aos usos e ocupação do solo e cobertura da terra.

Para a professora Elza Ribeiro, coordenadora do curso de Geografia, o curso tem o diferencial de possibilitar a observação da dinâmica do espaço geográfico, até mesmo no entorno do ambiente de vivência do aluno. “A atividade prática em Climatologia oportunizou aos alunos conhecer alguns equipamentos utilizados nas aferições de parâmetros trabalhados pela climatologia e em pesquisas já desenvolvidas pelos professores em algum momento das suas vidas acadêmicas” explica o professor Josué Viegas.

Turma de Geografia da Unidade Avançada de Amarante do Maranhão. Foto: Reprodução

Para a acadêmica Jackeline de Melo Carvalho, da U.A. de Amarante do Maranhão, a atividade teve expressiva contribuição para os acadêmicos porque possibilitou compreender na prática o que já haviam estudado na teoria em sala de aula. “Essa prática permitiu aprimorar nosso conhecimento” complementa Ludmyla Nascimento Rodrigues da U.A. de Vila Nova dos Martírios.

Em Porto Franco, ocorreram práticas para observação de evapotranspiração em árvores com o objetivo de compreender como ocorre o processo de retorno da água para a atmosfera, onde a temperatura ambiente, a umidade relativa, a radiação solar e o vento são os principais agentes responsáveis pela transpiração das plantas. O professor Matheus Henrique destaca que a compreensão desse processo possibilita apontar a importância da evapotranspiração na melhoria das condições ambientais e qualidade de vida da população.

Turma de Geografia da Unidade Avançada de Porto Franco. Foto: Reprodução

Segundo Rayana da Costa Silva, acadêmica da U.A. de Porto Franco essa observação possibilitou o entendimento de como se formam chuvas em regiões florestais, ressaltando ainda o valor das plantas para os seres vivos. “Atividades práticas facilitam a compreensão”, comentou.