“Café Geográfico” reúne acadêmicos do Programa Caminhos do Sertão em Porto Franco

Acadêmicos do curso de Geografia da UEMASUL e UEMANET em evento sobre cores dos solos. Foto: reprodução

Acadêmicos do segundo período do curso de Geografia do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, participaram do evento “Café Geográfico” no último dia 15 de abril na Unidade Avançada de Porto Franco. O evento, que teve como objetivo a exposição e doação de uma coleção de cores de solo para a biblioteca da unidade, também contou com a participação de alunos da UEMANET e professores da UFT e UFMA.

A cor é considerada, por muitos pedólogos (profissionais que estudam o solo), um dos atributos morfológicos mais importantes. Os solos podem apresentar cores variadas, tais como preto, vermelho, amarelo, acinzentado, etc. Essa variação irá depender do material de origem, bem como de sua posição na paisagem, conteúdo de matéria orgânica, mineralogia, dentre outros fatores.

A coleção, doada pelo professor José Carlos Bezerra (geógrafo formado pela UEMA do Polo UAB, campus Tecnológico Darcy Ribeiro de Porto Franco) para a biblioteca da Unidade Avançada, é conhecida como “colorteca” e tem como objetivo mostrar a riqueza de cores que o solo pode possuir e, se possível, introduzir o uso da carta de cores de Munsell, ferramenta utilizada na agronomia e na pedologia para identificar a cor de um solo com base em um sistema de cores.

O professor fez a exposição do seu projeto de pesquisa, intitulado “As cores do solo: uma proposta de material interdisciplinar”, onde detalhou o processo de coleta das amostras de solos de cores variadas em barrancos às margens da BR 230 no trecho que vai do estado do Tocantins até a Paraíba.

Para o acadêmico Francisco de Assis R. Oliveira, esse “foi um momento de muito aprendizado e de conhecimentos. Agradecemos a coordenação do polo pelo convite. Precisamos de mais eventos como esse para poder expandir nosso conhecimento”, comentou.

Como parte da programação, a professora Lucélia Neves (Doutora em Desenvolvimento Regional – PGDR UFT) também ministrou palestra com o tema “Desenvolvimento Regional e Geografia: refletir e agir sobre o processo de desenvolvimento, investigando o território”.

O “Café Geográfico” foi um evento importante para promover a discussão sobre a importância da cor no estudo do solo e incentivar a utilização de ferramentas para o processo de ensino aprendizagem. A doação da coleção de cores de solo para a biblioteca da Unidade Avançada também contribuirá para o acesso dos alunos a materiais de estudo relevantes.