Projeto Criação Literária promove diálogo com o escritor pernambucano Alexsandro Souto Maior

O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão proporcionou um momento inspirador aos estudantes ao receber o escritor pernambucano Alexsandro Souto Maior no último sábado (20) para a primeira edição do projeto “Criação Literária: produção de texto ficcional”. O evento, organizado pelo curso de Letras, ocorreu na Unidade Avançada de Porto Franco e foi transmitido ao vivo para as demais Unidades Avançadas. O momento também marcou a celebração do Dia do Profissional de Letras, comemorado em 21 de maio.

Acadêmicos do programa dialogaram com o escritor sobre temas como leitura, escrita e a observação do mundo que os cerca. O encontro foi uma iniciativa pioneira do curso de Letras/Português e da professora Susane Martins Ribeiro Silva, responsável por ministrar a disciplina “Estudo do texto ficcional” no mês de maio.

Durante as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com a obra “Inglórios”, livro de contos lançado em 2021 e escrito pelo próprio Alexsandro Souto Maior. A proposta de diálogo com o autor surgiu como uma extensão do conteúdo abordado em sala de aula, promovendo uma imersão ainda maior na criação literária e buscando aproximar os estudantes da teoria estudada.

De acordo com a professora Susane Ribeiro, “promover reflexões sobre leitura e as consequências geradas por esse exercício, como a aquisição de conhecimento, é extremamente valoroso, pois impulsiona nos acadêmicos a prática do pensamento crítico. Isso é ainda mais primoroso quando tais reflexões são trazidas por um escritor, responsável pela criação literária”.

O evento teve como objetivo discutir o processo de criação do texto ficcional a partir do depoimento e das experiências do escritor, permitindo aos participantes conhecerem mais sobre o processo de criação literária. A troca de ideias e experiências possibilitou um diálogo enriquecedor, abordando parâmetros e perspectivas sobre o processo da escrita.

Além de fomentar o interesse pela criação literária, o projeto proporcionou também um momento de discussão sobre a prática de leitura, envolvendo todos os cursos oferecidos pelo Caminhos do Sertão. A troca de conhecimentos e a vivência com um escritor renomado foram elementos enriquecedores para os participantes, que puderam explorar os aspectos acadêmicos, literários e pessoais abordados pelo autor.

A coordenadora do curso de Letras, professora Rosana Pereira, destacou a importância do evento para o Caminhos do Sertão: “O projeto foi um marco para nós, pois além de aproximar a teoria estudada pelos alunos de Letras sobre o texto ficcional, trouxe um sabor especial sobre a leitura criativa e a ficção na vida acadêmica para os demais estudantes. Foi o primeiro evento em que tiveram a oportunidade de conhecer um escritor, que compartilhou aspectos acadêmicos, literários e da vida. Foi realmente encantador. Que venham mais edições!”

O sucesso dessa primeira edição do projeto “Criação Literária: produção de texto ficcional” evidencia a importância de iniciativas que promovam a aproximação entre teoria e prática, enriquecendo a formação dos estudantes e estimulando sua paixão pela literatura.

Sobre o autor

Alexsandro Souto Maior é um escritor pernambucano, reconhecido por sua contribuição significativa para a literatura contemporânea. Com uma formação acadêmica em Letras e experiência como professor, Alexsandro traz em suas obras uma abordagem envolvente sobre questões sociais e humanas. Seus textos, permeados por uma escrita cativante e cuidadosa, exploram as nuances da condição humana, levando os leitores a refletirem sobre a complexidade da vida e a conexão entre literatura e realidade.