Linha do tempo

LINHA DO TEMPO

Histórico

2022

Sob a coordenação da professora Diana Barreto Costa, o Caminhos do Sertão retomou as atividades até então suspensas em razão da pandemia da Covid-19. O vestibular aconteceu em 1º de maio de 2022 e as aulas inaugurais em 24 de junho, 1, 8 e 15 de julho de 2022. O início das aulas nas quatro Unidades Avançadas do programa aconteceu no dia 18 de julho.

2021

Sob coordenação da professora Camila Perez da Silva e dando continuidade às ações do Programa de Formação Caminhos do Sertão da UEMASUL e aos compromissos firmados com os municípios onde serão implantadas as Unidades Avançadas, ocorreram reuniões de replanejamento para a revisão do Projeto Básico do programa e a definição de um novo calendário de atividades.

2020

Sob a coordenação da professora Nice Rejane da Silva Oliveira, o programa Caminhos do Sertão foi lançado. Durante a solenidade, também foram assinados os Acordos de Cooperação com os gestores das quatro Unidades Avançadas, e as assinaturas dos Termos de Cooperação Técnica com os municípios parceiros.

2019

O Conselho Estadual de Educação aprovou por unanimidade a autorização de funcionamento do Programa de Formação de Docentes da UEMASUL, Caminhos do Sertão. O programa marca mais um passo dado pela UEMASUL na missão de promover o desenvolvimento regional e atender às metas 12 e 15 do Plano Estadual de Educação do Estado do Maranhão (PEE-MA).

2018

Criado em 2018, o programa Caminhos do Sertão se propôs a ofertar um total  800 novas vagas para os cursos de licenciatura: Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior aos egressos do ensino médio e aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade.