“A Mangar da Morte”: Quando a teoria se torna espetáculo

No último domingo (19), Itinga do Maranhão foi palco de uma apresentação única e envolvente: o espetáculo teatral “A Mangar da Morte”, fruto do trabalho criativo dos estudantes da disciplina de Estudo do Texto Dramático do curso de Letras do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão.

Sob a orientação da professora Michelly Carvalho, a preparação para a peça foi um processo completo, desde a concepção inicial até a concretização da encenação. O envolvimento dos alunos não apenas refletiu a qualidade da disciplina, mas também proporcionou uma experiência prazerosa e enriquecedora para todos os participantes.

Ela explicou que o roteiro foi produzido durante as aulas da disciplina em forma de oficina criativa. Cada grupo de alunos ficou responsável por um grupo de cenas e depois reuniram-se e unificaram o trabalho, dando coerência ao enredo. A ideia da história foi uma sugestão da professora, mas os personagens foram pensados e construídos pela turma.

A peça conta a história de Tonhão, empresário da cidade de Itinga e dono de um posto de combustível. Ele se engasga com um caroço de manga num dos pontos mais conhecidos da cidade, a Praça da Onça. A partir desse ponto, conta-se como se dá o velório dele.

A disciplina de Estudo do Texto Dramático foi além dos conceitos e teorias tradicionais. A proposta da professora Michelly era transformar o conhecimento teórico em prática, estimulando a criatividade dos estudantes para elaborar uma peça teatral e apresentá-la à comunidade acadêmica.

“A preparação da peça se deu desde a concepção da ideia do que seria, a construção das personagens, elaboração do roteiro e por fim a concretização em forma de encenação. Todo esse processo contribuiu para que os estudantes tivessem um panorama do trabalho do dramaturgo e dos atores na execução do texto. Essa disciplina foi sensacional! Adorei ministra-la! E a turma se engajou tanto que fez o trabalho ser ainda mais prazeroso.” Comentou a professora.

João Paulo Pereira Gomes, discente do curso de Letras, compartilhou suas impressões: “Participar dessa atividade foi algo inovador para a turma, já que todos estavam muito empolgados durante o processo de construção do texto. A coletividade, o pensamento crítico, a responsabilidade, o compromisso e a união demonstrados pela turma fizeram com que a apresentação fosse de fato um grande espetáculo. Tais características revelam a importância dessa disciplina para os acadêmicos, uma vez que essas habilidades contribuíram ainda mais para uma boa formação.”

Assim, “A Mangar da Morte” não foi apenas uma peça teatral; foi o resultado tangível da aprendizagem significativa proporcionada pela disciplina de Estudo do Texto Dramático no âmbito do Programa Caminhos do Sertão. A teoria transformada em espetáculo, a criatividade elevada à prática e a formação acadêmica enriquecida pela expressão artística.

Assista a peça completa clicando aqui.