Navegando pelos riachos urbanos de Imperatriz – Uma jornada geográfica rumo à sustentabilidade

Alunos do 3º período do curso de Licenciatura em Geografia do Programa Caminhos do Sertão, da Unidade Avançada de Amarante, embarcaram em uma experiência única: uma aula de campo voltada para a análise e observação socioambiental dos riachos urbanos da cidade de Imperatriz – MA.

Sob a orientação do professor Matheus Henrique e com a participação da professora Aichely Rodrigues, a atividade teve como cenário os principais riachos que cruzam a cidade. Equipados com o Protocolo de Avaliação Rápida – PAR, os alunos se dedicaram a registrar minuciosamente as condições ambientais, contribuindo para uma compreensão mais profunda da realidade desses cursos d’água.

O objetivo primordial da atividade foi entender as transformações ocorridas nos riachos urbanos de Imperatriz em decorrência do crescimento urbano acelerado. Como termômetros do desenvolvimento da cidade, esses riachos refletem as práticas e decisões da comunidade, destacando-se como indicadores ambientais cruciais. Durante a jornada, os estudantes realizaram registros fotográficos de pontos estratégicos, capturando imagens que documentam não apenas a beleza natural dos riachos, mas também as ameaças e desafios enfrentados por esses ecossistemas urbanos.

Ao abordar a importância do estudo dos impactos nos riachos urbanos, o professor Matheus Henrique ressaltou a contaminação diária causada pelos efluentes domésticos. Essa poluição não apenas propaga doenças, mas também afeta diretamente a qualidade de vida da população que reside nas proximidades dos riachos. Consequentemente, enfatizou a necessidade de educação ambiental e ações governamentais para minimizar esses problemas.

A acadêmica Adrea Chaves, participante ativa da pesquisa de campo, compartilhou suas impressões. Ela destacou a importância da prática para os geógrafos, enfatizando a visualização direta da poluição e da ocupação inadequada das áreas adjacentes aos riachos urbanos. Para Adrea, o investimento em educação ambiental e uma gestão pública eficiente são cruciais para reverter esse cenário preocupante.

O evento não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos, mas também reforçou a necessidade de ações concretas para preservar e revitalizar os riachos urbanos de Imperatriz. Ao estudar esses ecossistemas, a comunidade acadêmica do Caminhos do Sertão se posiciona como agente de mudança, promovendo a conscientização e influenciando práticas mais sustentáveis para garantir um desenvolvimento urbano equilibrado e responsável.