Curso de Ciências Biológicas realiza Mostra Científico Didática em Porto Franco

A Unidade Avançada de Porto Franco foi o cenário de uma jornada educativa única – a Mostra Científico Didática para o Ensino de Biologia Celular e Bioquímica. Organizada pelos alunos da turma de Ciências Biológicas com orientação da professora Ivaneide de Oliveira, a mostra foi parte da disciplina de Prática Curricular para o Ensino de Biologia Celular e Bioquímica, e teve como principal objetivo apresentar diferentes propostas metodológicas de ensino aplicadas ao universo da Biologia.

A diversidade de propostas metodológicas, que incluíam o uso de microscópios alternativos, jogos, modelos didáticos e outras abordagens criativas, visa estimular a aprendizagem e proporcionar experiências práticas.

A professora Ivaneide de Oliveira destaca a importância da mostra na formação dos acadêmicos: “A mostra contribui para a formação de docentes capazes de buscar estratégias ativas de ensino, utilizando a criatividade e material alternativo, bem como conhecer diferentes perspectivas sobre a produção do conhecimento científico e implicações para o ensino da Bioquímica e Biologia Celular.”

Os alunos também expressaram seu entusiasmo e aprendizado através de suas falas. Anderson Soares ressalta a importância do treinamento em sala de aula na transição da teoria para a prática: “Mediante ao nosso treinamento em sala, podemos realizar com êxito tudo aquilo que foi proposto à nossa turma, materializando mais um ciclo importante, tornando a aula teórica em prática junto à comunidade, deixando-a mais próxima de nós e enriquecendo nossa visão do que é a educação.”

A acadêmica Marlane Divino também destaca o impacto positivo da disciplina e da prática em sua formação acadêmica e profissional: “A disciplina e a prática agregaram muito na nossa formação, trazendo metodologias para que possam ser trabalhadas diretamente com os alunos. Foi um momento riquíssimo cheio de conhecimentos.”

A comunidade de Porto Franco e discentes dos anos finais de ensino fundamental e ensino médio também foram convidados a participar da aula prática, uma iniciativa que reforça o compromisso do Programa Caminhos do Sertão com a comunidade local, proporcionando uma oportunidade para explorar o mundo da Biologia Celular e Bioquímica de maneiras inovadoras.