Explorando a energia das águas: acadêmicos de Geografia visitam a Usina Hidrelétrica Estreito

Acadêmicos do curso de Geografia da Unidade Avançada de Porto Franco vivenciaram uma experiência única ao participarem de uma visita técnica à Usina Hidrelétrica Estreito (UHE). Sob a orientação do professor Josué Viegas, a iniciativa buscou proporcionar aos estudantes um entendimento aprofundado sobre o funcionamento da usina e as características hidrogeográficas da região.

A visita teve como objetivo compartilhar com os alunos informações cruciais sobre a construção e o potencial da UHE. Além disso, a atividade visava enriquecer a formação acadêmica, conectando a teoria aprendida em sala de aula com a prática vivenciada no campo, especialmente no que diz respeito às bacias hidrográficas entre estados vizinhos.

Para Wedrio César, um dos alunos participantes, a aula de campo foi um instrumento vital para que os estudantes pudessem vivenciar a realidade por meio das experiências e relatos do corpo técnico da UHE. O conhecimento transmitido pelo professor, aliado à imersão prática, proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda da realidade para além das paredes da sala de aula.

A visita técnica à Usina Hidrelétrica Estreito não apenas expandiu os horizontes de conhecimento dos estudantes, mas também reforçou a importância de conectar teoria e prática no processo de aprendizagem. A interação direta com o ambiente da usina permitiu aos alunos absorverem conhecimentos valiosos sobre a produção de energia e as características geográficas da região, contribuindo assim para uma formação acadêmica mais rica e contextualizada.

Este momento demonstra o compromisso do curso de Geografia de Porto Franco em proporcionar experiências enriquecedoras aos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios do mundo real e promovendo uma educação que vai além dos livros didáticos, conectando-se com a essência prática da disciplina.