Turma de Letras promove Festival Literário

O ensino lúdico é uma forma de desenvolver a criatividade e proporcionar novos conhecimentos através de jogos, brincadeiras, músicas e danças. O aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não apenas a produtividade, sendo sujeito do processo pedagógico. Pensando nisso, a turma de Letras do Programa Caminhos do Sertão, sob orientação da professora Mônica Mourão, realizou um Festival Literário na Unidade Avançada de Amarante do Maranhão.

O objetivo do evento foi concluir a disciplina de estudo do texto poético, além de aproximar os acadêmicos da comunidade, visto que contaram com a presença da Secretaria Municipal de Educação e de alunos da rede básica de ensino da cidade.

Antônio Francisco, acadêmico do curso de Letras, expressou a importância da participação em atividades dessa natureza: “Momentos como esse, do Festival Literário, tornam significativa a aprendizagem. A poesia transforma vidas. Nossa missão é expandi-la e fazê-la chegar ao maior número de pessoas possível. ” Refletiu.

O momento aconteceu de forma presencial e contou com declamações de poesias, apresentação de dança, paródia, jogral (um modo de declamação de poemas ou canções por um coro, alternando entre o canto e a fala, bastante comuns como um gênero de peça teatral) e exposição de livros de poemas.

“A satisfação em organizar nosso festival literário em parceria com a turma de Letras foi sem igual! Muito empenho e empatia. A poesia se fez presente com toda sua singeleza e potência! ”, comentou a professora Mônica Mourão.

One thought on “Turma de Letras promove Festival Literário

• 16/10/2023 em 19:49

Foi um momento lindo, cheio de poesia criativa.

Resposta