Realidade urbana: aula de campo analisa ocupação do solo em Porto Franco

A turma de Geografia do terceiro período do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão participou no início de dezembro de uma enriquecedora aula de campo. A atividade, idealizada pela professora Raimunda Balata, teve como foco a análise dos aspectos da ocupação do solo urbano nos bairros Vila Expansão, Bairro Corina, Jardim Europa, Beira Rio e Centro da cidade de Porto Franco.

A proposta da aula era explorar e interpretar os diferentes espaços urbanos, observando os aspectos selecionados de vulnerabilidades, segregação e descentralização. A professora Raimunda Balata destaca a importância da aula de campo: “Essa atividade é de fundamental importância para o ensino e compreensão da disciplina de Geografia Urbana. Proporciona aos alunos uma oportunidade única de aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala, tornando a aprendizagem mais significativa.”

Os participantes percorreram os diversos bairros, observando de perto a realidade urbana. A aluna Wesleiane Barbosa de Sales ressalta a contribuição da atividade para a sua formação: “A aula de campo corroborou positivamente para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes envolvidos, nos proporcionando um conhecimento além da teoria, conhecimento por meio da vivência. Contribuiu para interpretar espaços, trabalhar em grupos, perceber o outro e analisar na prática temas importantes como urbanização, hierarquia urbana, segregação socioespacial.”

O acadêmico Wendrio Cesar Sá Ribeiro também compartilha suas impressões: “Foi um momento para podemos ver a realidade desses bairros e pessoas, para na prática vivenciar a rotina dos diversos setores urbanos. Visitamos algumas famílias vulneráveis ocasionadas pela segregação espacial, bem como outros locais que demandam mais atenção do poder público.”

A aula de campo não apenas enriqueceu a compreensão dos alunos sobre a dinâmica urbana, mas também proporcionou um espaço para reflexão e conscientização sobre a realidade social dos diversos setores da cidade de Porto Franco e ofereceu experiências práticas que contribuam para a formação integral dos futuros professores de Geografia.