Aulas práticas em laboratórios da UEMASUL campus Imperatriz proporcionam experiências enriquecedoras para futuros pedagogos

Os alunos do curso de Pedagogia das Unidades Avançadas de Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única nos dias 11, 25 de janeiro e 01 de fevereiro. Em aulas práticas realizadas nos laboratórios de Pedagogia e na brinquedoteca da UEMASUL, campus Imperatriz, os futuros educadores puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Sob a orientação das professoras mestras Flaviana Oliveira e Edilma Nogueira, e da recreadora Jô Santos, os alunos participaram de atividades lúdicas e interativas, explorando os diversos recursos disponíveis nos espaços. A reitora da instituição, professora Luciléa Gonçalves, a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany e a coordenadora Diana Barreto também acompanharam momentos das atividades.

A brinquedoteca, em especial, se mostrou um ambiente para a experimentação e a descoberta, proporcionando aos alunos a oportunidade de criar e explorar diferentes formas de brincar e aprender. A aluna Natalia Jorge, da Unidade Avançada de Itinga, destacou a importância da aula prática: “A visita à UEMASUL foi uma experiência muito rica para a nossa turma, tivemos a oportunidade de conhecer de perto as instalações da universidade, incluindo o laboratório de Pedagogia, a brinquedoteca e o CCHSL (Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras). Tivemos a oportunidade de interagir diretamente com os materiais o que facilitou a compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.”

Para Regilene da Paz, acadêmica de Amarante, a experiência foi transformadora: “A aula prática ministrada pela brinquedista Jô Santos, foi de suma importância para a nossa formação integral, promovendo uma aprendizagem que vai além da teoria. Pudemos conhecer novas abordagens pedagógicas e participar de atividades inovadoras”.

Para as estudantes Leticia Vale (Vila Nova dos Martírios) e Geislane Rocha (Porto Franco), a importância da experiência, também se deu pela compreensão da a relevância do lúdico na educação infantil e a necessidade de uma formação prática para os futuros professores.

As aulas práticas realizadas nos laboratórios da UEMASUL demonstram a importância de aliar a teoria à prática na formação de educadores. Ao vivenciarem diferentes experiências e recursos pedagógicos, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para a atuação em sala de aula, como a criatividade, a capacidade de adaptação e a compreensão das necessidades das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *