4ª Jornada Integrativa do Programa Caminhos do Sertão fortalece laços acadêmicos e inspira futuros educadores

No último final de semana, 16 e 17 de dezembro, as quatro Unidades Avançadas do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), foram palco da 4ª Jornada Integrativa, que marcou o fim de mais um ano letivo.

O evento, teve como principal propósito encerrar terceiro período e acolher os acadêmicos do programa para o quarto período, proporcionando-lhes oportunidades de aprimoramento de conhecimentos voltados à autonomia acadêmica no processo formativo, considerando as particularidades de cada curso e de cada Unidade Avançada.

Durante a jornada, que contou com a participação ativa de equipes de unidade, coordenações de curso, coordenação pedagógica e geral, estudantes e professores, foi realizada uma mesa-redonda com a temática “Vivências e experiências acadêmicas na formação inicial docente” em cada uma das unidades: Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios. Este momento foi conduzido por professores que ministravam aula nas unidades, e esses educadores compartilharam suas experiências acadêmicas. Foram abordados desafios, conquistas e aprendizados ao longo de suas trajetórias, o que serviu de inspiração e impulso para que os futuros profissionais também construam seus caminhos.

A professora Diana Barreto, coordenadora geral do programa, expressou sua alegria e reflexão sobre o percurso acadêmico: “a Jornada Integrativa é prevista no Programa Caminhos do Sertão como sendo este momento de integração, confabulação… para mostrar o pertencimento ao programa e ao curso que cada um optou por fazer. Estamos muito alegres, queremos que todos estejam bastante descansados para a retomada das atividades no próximo semestre e confiantes de que o percurso formativo só será exitoso se cada um der o máximo de si. ”

Além da mesa redonda, a programação da jornada incluiu um bate-papo com as coordenadoras de curso do programa e momentos de integração entre os participantes, fortalecendo os laços acadêmicos e promovendo um ambiente propício para a troca de experiências. O evento reforça a importância da educação não apenas como transmissão de conhecimento, mas também do desenvolvimento integral dos acadêmicos, preparando-os para os desafios do ambiente educacional e para a construção de uma sociedade mais informada e capacitada.

Com o sucesso da 4ª Jornada Integrativa, a comunidade acadêmica do Caminhos do Sertão se despede do ano com entusiasmo, esperando colher os frutos desse encontro nas futuras conquistas e trajetórias de seus estudantes e profissionais da educação.