No dia 13 de janeiro, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Programa Caminhos do Sertão participaram de uma aula prática conduzida pelo professor Zilmar Timóteo. O objetivo da atividade foi analisar as condições ambientais da Lagoa dos Muricis, situada na zona urbana da cidade de Porto Franco.

Essa atividade de campo foi integrada à disciplina “Métodos de pesquisa no espaço escolar”, visando proporcionar aos alunos uma experiência prática no universo da pesquisa científica. O grupo explorou tanto a zona urbana quanto a rural do município de Porto Franco, concentrando-se na região das lagoas próximas à ferrovia Norte-Sul.

O foco da pesquisa foi analisar os impactos ambientais resultantes dos postos de lavagem de carros no entorno das lagoas. Os alunos coletaram dados sobre a fauna e flora do local, avaliando os efeitos da atividade humana nessas áreas.

O Professor Zilmar Timóteo destacou a importância da análise do espaço: “analisar as lagoas poluídas na zona urbana de Porto Franco foi crucial por várias razões, pois tem um impacto significativo no meio ambiente e no bem-estar da comunidade. Sendo eles, saúde pública, ecossistema aquático, impacto na biodiversidade, responsabilidade social e sustentabilidade. ”

Após a atividade de campo, os estudantes organizaram uma Mostra Científica, realizada no último sábado (27), na Unidade Avançada de Porto Franco. O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o prefeito Deoclides Macedo e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Roberto Sardinha, além da participação ativa da comunidade porto-franquina.

A acadêmica Lilian Maracaípe expressou como a aula de campo contribuiu significativamente para a formação acadêmica. “Pudemos fazer uma reflexão sobre os problemas socioambientais, e contribuiu também para nos estimular a se tornar pessoas mais consciente sobre o meio ambiente em que vivemos e ter um olhar mais cuidadoso sobre a preservação ambiental.”

O Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Roberto Sardinha, enfatizou a importância da iniciativa para a cidade. “Projetos de mobilização de pessoas são fundamentais para despertar na população o sentimento de pertencimento em relação à lagoa, contribuindo para a melhoria da qualidade de suas águas.” O Programa Caminhos do Sertão mais uma vez destaca seu compromisso com a educação ambiental e a promoção de ações práticas para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

One thought on “Estudantes de Ciências Biológicas analisam condições ambientais da Lagoa dos Muricis em Porto Franco