Feira de Ciências destaca propostas inovadoras para o Letramento Científico

Os acadêmicos do 4º período do curso de Pedagogia do Programa Caminhos do Sertão, na Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios, promoveram uma Feira de Ciências voltada ao Letramento Científico. Sob a orientação da professora Raiânisan Felizardo da Silva, a atividade fez parte da disciplina “Ciências: conteúdos e metodologias”.

A iniciativa teve como objetivo oferecer aos acadêmicos insights sobre o ensino de ciências nos anos iniciais, destacando a importância de projetos de pesquisa. A Feira, organizada pelos próprios estudantes, apresentou alternativas inovadoras e recursos para enriquecer a abordagem pedagógica.

A professora Raiânisan enfatizou que a proposta permitiu ampliar as concepções sobre o ensino e aprendizagem das ciências naturais na infância. “ A proposta da feira de ciências com possibilidades e ideias de metodologias a se aplicar em sala de aula, permite ampliar as concepções sobre o ensino e aprendizagem das ciências naturais na infância, reforçando que boas práticas e metodologias focadas na criatividade, criticidade e reflexividade dos educandos, permitem seu desenvolvimento integral. ” Destacou.

O acadêmico Mateus Trindade expressou sua experiência, descrevendo o projeto como enriquecedor. “Por meio dele tivemos a oportunidade de expandir a nossa visão como futuros pedagogos, desde a escolha do tema até a apresentação, percebendo que dentro de uma proposta podemos alinhar com outros componentes curriculares, promovendo a interdisciplinaridade. ”

A acadêmica Letícia Silva, compartilhou a importância pessoal do tema escolhido em seu grupo, relacionado ao descarte de lixo correto. Como futura professora, ela destacou o significado grandioso das feiras de ciências como um método para unir a turma e a sociedade na reflexão sobre a importância do entorno. “Esse foi um tema que mexeu diretamente comigo, pois são coisas que eu vivo diariamente aqui e quero repassar aos meus filhos a grande importância de um descarte de lixo correto. ” Refletiu.

A Feira de Ciências no Polo Caminhos do Sertão não apenas promoveu o conhecimento científico, mas também inspirou os acadêmicos a explorarem novas abordagens pedagógicas e a conectarem a educação com questões relevantes para a comunidade.