Programa Caminhos do Sertão realiza segundo encontro pedagógico

O segundo encontro pedagógico do programa reuniu docentes do novo semestre letivo. Foto: Ascom/UEMASUL

Com o tema: “A pesquisa nos cursos de licenciatura”, na noite da última quarta-feira (5) a equipe do programa Caminhos do Sertão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizou seu segundo encontro pedagógico com a finalidade de apresentar o programa para os professores do novo semestre letivo e promover reflexões sobre a importância do desenvolvimento da pesquisa científica para a formação acadêmica do estudante.

A coordenadora geral do programa, professora Diana Barreto Costa, contou sobre a importância deste momento para receber e informar os professores que estarão em sala de aula nos próximos semestres: “Esse encontro é muito importante para alinharmos com os novos professores ou ainda com aqueles que já estiveram conosco, as ações que irão iniciar em janeiro de 2023. A programação está muito boa, foi planejada em muitas mãos e muitos corações para oferecer a melhor acolhida aos nossos professores.”

Durante o encontro, os professores e professoras da UEMASUL  Ivaneide Nascimento, Francisco de Almada, José Milton Pinheiro e o pró-reitor Zilmar Timóteo compuseram uma mesa-redonda temática que discutiu a importância da pesquisa científica na formação dos estudantes nos cursos de licenciatura.

O professor José Milton Pinheiro, diretor do curso de Matemática da UEMASUL foi um dos palestrantes da noite e falou de pontos que devem ser levados em consideração no momento do fazer científico: “Numa investigação qualitativa o pesquisador deve abster-se de pressupostos e de ajuizamentos prévios, para que as compreensões sobre o fenômeno investigado sejam aquelas que o movimento investigativo possa apresentar. Não há pesquisa se o pesquisador não se põe no movimento de compreensão, assumindo não saber”.

A coordenadora pedagógica do programa, professora Gilvânia Aguiar, conta que nesta quinta-feira (6), a programação do encontro pedagógico seguirá com um momento em sala de aula entre os coordenadores de cursos e seus respectivos professores. “O planejamento desta tarde será aproximar e envolver os professores em questões mais pedagógicas e específicas do trabalho nas unidades avançadas, onde estarão com os seus coordenadores discutindo temas como documentação, cronogramas, instrumentos avaliativos, elaboração de atividades e seminários”, explicou a coordenadora.

Retrospectiva

Criado em 2018, o programa Caminhos do Sertão tem o objetivo de promover a democratização do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade nas comunidades da área de abrangência da UEMASUL. As quatro Unidades Avançadas estão implantadas nos munícipios de Vila Nova dos Martírios, Itinga do Maranhão, Amarante e Porto Franco, oferecendo os cursos de licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras e Geografia.

O vestibular para o acesso ao programa, desenvolvido e aplicado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU) aconteceu em 1º de maio de 2022 e as aulas inaugurais em 24 de junho, 1, 8 e 15 de julho de 2022. O início das aulas nas quatro Unidades Avançadas do programa aconteceu no dia 18 de julho de 2022.

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.