Caminhos do Sertão realiza 2ª Jornada Integrativa em suas Unidades Avançadas

Nos dias 3 e 10 de dezembro, o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizou a sua 2ª Jornada Integrativa com os acadêmicos de cada uma de suas Unidades Avançadas: Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios.

Na ocasião, estiveram presentes a coordenadora geral do programa, professora Diana Barreto, a coordenadora pedagógica, professora Gilvânia Aguiar e as coordenadoras de cursos, professora Jeovânia Lima (Ciências Biológicas), professora Elza Ribeiro (Geografia), professora Rosana Pereira (Letras), professora Giovana Alves (Matemática) e professora Ozianne Pinheiro (Pedagogia).

A segunda Jornada Integrativa teve como principal objetivo acolher estudantes do Programa Caminhos do Sertão e oportunizar-lhes o aprimoramento de saberes voltados à realização de pesquisa acadêmico-científicas, considerando as especificidades de cada curso e de cada Unidade Avançada.

A coordenadora geral do programa, professora Diana Barreto, fala da felicidade em compartilhar este momento com os discentes: “É com alegria que mais uma vez nos deslocamos até as unidades para realizar esse momento com os acadêmicos. As Unidades Avançadas têm se esmerado em acompanhar o desenvolvimento, o processo pedagógico, o processo ensino-aprendizado do programa Caminhos do Sertão.”

Professora Rosana Pereira e professora Ozianne Pinheiro em palestra sobre leitura e escrita acadêmica.
Foto: Giuliana Piancó/ASCOM UEMASUL

Os acadêmicos receberam informações sobre o novo período letivo, participaram de palestra sobre a leitura e escrita acadêmica, receberam informações sobre a Instrução Normativa nº 001/2022, que dispõe sobre as Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC’s) e puderam comemorar a finalização do primeiro semestre letivo, assim como o início das aulas em 2023.

A coordenadora pedagógica, professora Gilvânia Aguiar, viu a finalização do evento com saldo positivo. “A segunda Jornada Integrativa faz parte desse acompanhamento com relação ao processo formativo dos alunos, e como os demais eventos que realizamos anteriormente, sempre vemos um resultado bem positivo no sentido do amadurecimento acadêmico dos alunos.”