Acadêmicos do 2º período de Geografia visitam áreas de vegetação e degradação em Itinga

 

Os acadêmicos do 2º período do curso de Geografia do Programa de Formação Docente Caminhos do Sertão, na Unidade Avançada de Itinga do Maranhão, realizaram atividade de campo com visitas às áreas de vegetação e degradação na cidade. A atividade faz parte da disciplina de “Evolução do Pensamento Geográfico”, ministrada pelo professor Italo Pereira Xavier.

Durante a visita, foram observadas áreas de vegetação e degradação ambiental na zona urbana e rural do município, além de prédios públicos e espaços afetivos para a comunidade, como as igrejas e praças. Os alunos também fizeram registros fotográficos e pesquisas bibliográficas, além da exposição dos seus saberes enquanto habitantes, que foram úteis para a elaboração de relatórios da atividade realizada, e posteriormente, apresentados e debatidos em sala de aula.

De acordo com o professor Italo Pereira, a atividade foi desenvolvida com o intuito de realizar análises das diversas paisagens da cidade de Itinga do Maranhão e compreender a relação do modo de vida dos habitantes e os espaços geográficos locais, construídos ao longo do tempo; bem como, discutir as contradições presentes nestes espaços. “Nesse sentido, foi possível trabalhar de forma prática conteúdos aplicados durante a disciplina, tendo a observação e a análise da paisagem, conceitos e causas basilares para o desenvolvimento da Geografia”, explica o professor.

Para o acadêmico Leonardo Augusto Coelho Silva, a atividade foi enriquecedora. “Foi possível ter uma visão geral do espaço itinguense que, é muito rico, recheado de histórias, cultura e lazer, mas que carece de maiores cuidados e atenção na questão socioambiental, onde a ausência de saneamento básico e infraestrutura são exemplos de sérios problemas que impactam na qualidade de vida da população”, comentou.

Confira alguns registros:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *