Acadêmicos visitam fábrica de móveis em Itinga do Maranhão e observam impacto socioambiental da atividade

A turma de Geografia do Programa Caminhos do Sertão, teve a oportunidade de vivenciar uma aula de campo singular ao visitar uma das principais indústrias de móveis e itens de decoração do município de Itinga do Maranhão, sob a orientação do professor Fábio Nascimento. A iniciativa, além de enriquecer o aprendizado teórico, proporcionou aos alunos uma reflexão crítica sobre os impactos socioambientais gerados pela indústria moveleira na região.

Durante a visita, os alunos puderam observar de perto todo o processo de fabricação dos móveis, desde a seleção da madeira até o acabamento final dos produtos. A experiência prática possibilitou uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados em sala de aula e reforçou a importância da indústria moveleira como fonte de renda para o município.

No entanto, a aula de campo também revelou um lado preocupante da realidade local: o desmatamento ilegal para obtenção de madeira, matéria-prima essencial para a produção dos móveis. Segundo o professor Fábio Nascimento, grande parte da zona de amortecimento da Floresta Nacional do Gurupi já foi devastada por essa prática predatória, colocando em risco a biodiversidade local e comprometendo o futuro da indústria moveleira na região.

“A visita possibilitou conhecer os ‘membros’ da indústria moveleira localizada no município de Itinga do Maranhão, sobretudo o ônus ambiental gerado pela extração predatória de madeira”, ressaltou o professor.

Além da questão ambiental, os alunos também destacaram a falta de articulação entre os fabricantes de móveis de Itinga do Maranhão. “Percebemos o quanto os fabricantes de móveis são desarticulados, não há uma associação com representantes do setor, muito menos uma interlocução com o poder público para resolver os problemas do segmento industrial”, observou o aluno Cícero Vieira.

A visita à fábrica de móveis de Itinga do Maranhão serviu como um rico aprendizado para os alunos do Caminhos do Sertão, que puderam ir além da teoria e presenciar na prática os desafios e oportunidades da indústria moveleira na região. A experiência também reforçou a importância da atuação consciente e responsável do setor, buscando alternativas sustentáveis para a produção de móveis e preservando o meio ambiente.