Programa Caminhos do Sertão promove encontro interativo com comunidade surda de Amarante do Maranhão

Com a proposta de promover a inclusão e respeito à diversidade, o curso de Pedagogia do Programa Caminhos do Sertão realizou, na manhã do dia 27 de abril, um encontro interativo com a comunidade surda de Amarante do Maranhão. O evento, promovido na Unidade Avançada do município, teve como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência prática com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), disciplina ministrada pela professora Yara Lira S. Reginatto.

Durante o encontro, os acadêmicos tiveram a oportunidade de interagir com membros da comunidade surda local, através de um momento de “conversa” em LIBRAS. Na ocasião, cada aluno recebeu o seu “sinal”, um nome em LIBRAS que representa sua identidade individual. A experiência, como relatado pela acadêmica Larissa de Sousa, foi “um momento impar”, proporcionando aos alunos a chance de se conectar com a cultura e a linguagem surda de maneira autêntica e significativa.

A iniciativa do Programa Caminhos do Sertão reforça o compromisso da UEMASUL com a promoção da inclusão social e a valorização da diversidade. A professora Yara Reginatto, idealizadora do evento, destaca que a disciplina de Libras visa “promover a comunicação e o acesso à informação das pessoas surdas, para que possam ser integradas à sociedade”.

O encontro contou com a participação de interprete Nilma Araújo, que ressaltou a importância da inclusão de surdos com intérpretes em salas de aula, como forma de divulgar e compartilhar experiências. A iniciativa, sem dúvida, contribuiu para a formação de profissionais mais conscientes e preparados para lidar com a diversidade no ambiente educacional.

O Programa Caminhos do Sertão, por meio de ações como essa, demonstra seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos possam ter acesso à educação de qualidade e à plena participação social.