Mostra Lusófona apresenta a cultura de nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

A turma de Letras do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, realizou no dia 22 de outubro uma Mostra Lusófona, na Unidade Avançada de Amarante do Maranhão. A mostra apresentou a cultura, língua e especificidades de nove países que fazem parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para professores, acadêmicos, coordenações e visitantes da comunidade.

O evento aconteceu de forma presencial e os alunos organizaram-se no pátio em forma de estações lusófonas. Cada estação contemplava um país da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), com exceção do Brasil, que já era conhecido pelos estudantes.

A acadêmica do curso Letras, Valnice de Oliveira, afirma que “através dos trabalhos realizados e expostos podemos valorizar a rica diversidade cultural, histórica e linguística das nações estudadas. Além disso, a troca de conhecimento através das visitas dos estandes dos meus colegas, me possibilitou observar a similaridade principalmente na gastronomia, de alguns deles. Foi riquíssima a experiência! ”

Essa foi a culminância da disciplina de Lusofonia do curso, ministrada pela professora Daniela Barreto no último semestre. “O processo de ensino aprendizagem ocorre por meio de trocas, de relações e de experimentações, sendo assim, esse evento estimula esse processo de forma ativa e participativa”, lembrou a professora.

Ela ressalta ainda que “o evento proporcionou uma experiência enriquecedora para os discentes de Letras, mas também aos visitantes que passaram por cada estação, foi um verdadeiro passeio científico pelos países da CPLP o que viabilizou trocas de conhecimento, relações e experimentações”.

Em cada espaço destinado à um desses países, foram apresentados banners, comidas típicas, vestimentas e produções literárias. Assim, os discentes expuseram para os visitantes um pouco da cultura e das línguas faladas nesses países além da língua portuguesa e trabalharam pontos que convergiam com a cultura do Brasil.