Explorando as fronteiras da Hidrogeografia: acadêmicos de Geografia de Itinga do Maranhão visitam Estação Meteorológica em Ulianópolis – PA

Acadêmicos do 3º período de Geografia de Itinga do Maranhão embarcaram em uma jornada de aprendizado prático ao realizar uma visita técnica à Estação Meteorológica de Ulianópolis, no Pará. A iniciativa foi coordenada pela professora Elza Ribeiro dos Santos, responsável pela disciplina de Hidrogeografia, e contou com o suporte do coordenador da unidade avançada, Rilvando Borges da Cunha.

A Estação Meteorológica de Ulianópolis, localizada a 80 km de Itinga do Maranhão, foi escolhida como ponto de destino, sendo a estação automática mais próxima da Unidade Avançada. A visita, agendada em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente de Ulianópolis, proporcionou aos acadêmicos uma compreensão aprofundada sobre o funcionamento dos equipamentos presentes na estação.

A atividade foi concebida como uma extensão da disciplina de Hidrogeografia, estabelecendo uma ponte entre a teoria ensinada em sala de aula e a aplicação prática no campo da Climatologia. A professora Elza Ribeiro destaca a importância dessa experiência no processo de aprendizagem, especialmente considerando o déficit de registros meteorológicos em muitos municípios.

“Para os acadêmicos, entender como uma estação meteorológica funciona é primordial no processo de aprendizagem, especialmente diante do déficit de registros nos municípios em que esses equipamentos não são comuns. Isso mostra que a geografia está presente não apenas na sala de aula, mas também nos setores técnicos inseridos no espaço geográfico.” Comenta a professora.

Durante a visita, os acadêmicos foram acompanhados por técnicos especializados que forneceram informações detalhadas sobre o papel crucial da estação meteorológica. Os equipamentos presentes na estação têm a capacidade de indicar mudanças de temperatura, umidade do ar, índices de chuvas, radiação solar, velocidade e direção dos ventos, entre outros dados fundamentais para o monitoramento das condições meteorológicas.

Além de enriquecer o conhecimento teórico dos alunos, a visita permitiu uma compreensão prática da capacidade e utilização de cada sensor dos equipamentos presentes na estação. A acadêmica Laís Santos expressa a relevância dessa experiência para sua formação: “A visita técnica realizada foi de suma importância para ampliar o conhecimento. Com ela, foi possível entender a capacidade e utilização de cada sensor dos equipamentos presentes na estação, tendo seus registros conforme a ocorrência dos fenômenos atmosféricos.”

Rilvando Cunha, coordenador da Unidade Avançada, destaca a importância da atividade na formação acadêmica em Geografia: “São momentos como esse que engrandecem a formação acadêmica em Geografia, aliando teoria e prática, fortificando a parte curricular dos alunos.”

A iniciativa não apenas reforça a interdisciplinaridade da Geografia, mas também destaca a importância das estações meteorológicas para a gestão pública, agricultores e a sociedade em geral, fornecendo dados essenciais para a tomada de decisões relacionadas ao clima e aos recursos hídricos.