Exposição “Geografia para a diversidade” destaca importância das relações étnico-raciais na educação

A disciplina Educação e Relações Étnico raciais propõe uma abordagem fundamental para mudar o paradigma do ensino, desafiando os alunos a repensarem seus pontos de referência e a considerarem o “outro” de forma mais ampla. Ao perceberem a complexidade das diferentes formações culturais e compreenderem outras práticas culturais dentro de suas próprias lógicas, os alunos constroem uma percepção mais abrangente do mundo.

Este contexto educacional proporciona a base para eventos como a exposição “Geografia para a Diversidade”, que busca promover um diálogo acerca de uma educação fundamentada nos Direitos Humanos e na valorização das contribuições étnico-raciais, visando à construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.

O evento, que aconteceu na Unidade Avançada do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, em Vila Nova dos Martírios, foi coordenado pela professora Thalia Braga e articulado com os alunos do 4º período do curso de Geografia. Os participantes se dedicaram a discutir as relações étnico raciais no contexto do ensino de Geografia, com foco na história e contribuições das populações negras e indígenas para a cultura brasileira.

A professora Thalia Braga enfatizou a importância de abordar este tema no ambiente escolar. “É de extrema importância falar sobre Relações Étnico-raciais no processo escolar, visando uma educação que seja de fato democrática. Os discentes foram protagonistas na construção dessa exposição. Além disso, promoveram a disseminação dos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina com os seus pares ”, comentou.

Durante o evento, os alunos apresentaram uma variedade de recursos didáticos e materiais expositivos sobre o tema, destinados ao ensino fundamental. A exposição proporcionou um espaço para compartilhar conhecimento e debater sobre questões fundamentais, tais como a educação antirracista e a valorização da educação escolar indígena.

A acadêmica do curso de Geografia, Ludmyla Rodrigues, expressou a relevância da exposição ao destacar as influências dos povos originários na cultura brasileira. “A exposição foi importante porque destacou as influências dos povos originários, como os indígenas e os quilombolas, em nossa cultura, linguagem e vestimenta. Foi uma oportunidade para compartilharmos nosso aprendizado durante a disciplina com outras turmas, mostrando nosso trabalho e conhecimento, e abordando temas como os impactos ambientais em Terras indígenas que não recebem a devida atenção ou passam despercebidos por algumas pessoas”.

A acadêmica Jeane Caroline Nascimento ressaltou a importância de abordar questões étnicas para desfazer estereótipos e preconceitos: “Como futuros docentes, essa atividade nos orientou ao desenvolvimento de metodologias práticas de como se trabalhar no cotidiano escolar, saindo apenas de aulas teóricas, pautadas exclusivamente em conteúdos superficiais de livros didáticos, para algo mais concreto, possibilitando discussões e um aprendizado mais significativo. Foi uma experiência muito agradável e com um retorno surpreendente por parte dos colegas das demais turmas que nos prestigiaram”, refletiu.