Caminhos do Sertão realiza formação com equipes de suas Unidades Avançadas

Com objetivo de apresentar o programa Caminhos do Sertão da UEMASUL, sua abrangência na formação de professores e alinhar o início das aulas, nos dias 9 e 10 de junho, a equipe do programa realizou o primeiro Encontro de Formação com coordenadores, secretários, orientadores psicossociais e auxiliares de suporte de cada uma de suas quatro Unidades Avançadas: Porto Franco, Amarante, Vila Nova dos Martírios e Itinga.

Na ocasião, as equipes refletiram acerca das práticas docentes, considerando o envolvimento, interação e compromisso na produção de conhecimento. No primeiro momento, durante a programação do dia 9 (quinta-feira), foi realizada dinâmica de grupo, acolhida e em seguida, as equipes foram orientadas em relação ao apoio pedagógico e produções de relatórios.

A coordenadora, professora Diana Barreto agradeceu a presença e participação da equipe em todos os momentos da formação: “A presença de cada um foi fundamental. Agradeço por terem confiado na UEMASUL e se somarem a nós nesse projeto para que alcancemos índices humanos melhores no nosso estado do Maranhão. A educação possibilita mobilidade social e é atrás disso que nós vamos, garantir que cada um dos estudantes se libertem desse jugo opressor que os exclui dos direitos.”

As aulas magnas que terão início em 24 de junho também foram tema de discussão e planejamento, além de palestra sobre o clima organizacional. Na sexta-feira (10), a programação seguiu com orientações sobre o SIGAA, orientações sobre o funcionamento da biblioteca e palestra sobre o papel do orientador psicossocial com a professora Iara Paiva.

O coordenador da Unidade Avançada de Itinga, professor Rilvando Júnior, comenta sobre os aprendizados durante a formação: “Nós chegamos aqui cheios de medos, receios e inseguranças, mas com certeza estamos saindo mais leves e confiantes. Gostaria de agradecer a toda equipe do programa Caminhos do Sertão, a professora Diana, que sempre nos contagia com sua energia. Pudemos perceber que esse é um ambiente colaborativo, em que todos estão trabalhando juntos para o sucesso do programa”, afirma.


Matrículas

As matrículas para os aprovados no vestibular Caminhos do Sertão serão realizadas no período de 13 a 20 de junho em cada uma das Unidades Avançadas (Amarante, Itinga do Maranhão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios). Os candidatos devem comparecer para a realização da matrícula no local para o qual se inscreveu.

As documentações necessárias para a matrícula e demais informações estão previstas no Edital 004/2022- 019 em fsadu.org.br/uemasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *