Caminhos do Sertão é premiado na VII Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL
Acadêmicos do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão marcaram presença na VII Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizada entre os dias 6 e 8 de novembro, no campus Imperatriz. Os alunos apresentaram trabalhos de alta qualidade, e a pesquisa intitulada: “ESTUDO ETNOBOTÂNICO: um enfoque nas plantas medicinais utilizadas pela comunidade rural em Porto Franco, Maranhão”, recebeu o troféu de primeiro lugar na modalidade “Pesquisa”.
Apresentaram seus trabalhos os estudantes Rones Dias de Abreu, Jackeline de Melo Carvalho (Unidade Avançada de Amarante do Maranhão), Anderson Soares Miranda e Maria Jéssica da Gama Assis (Unidade Avançada de Porto Franco). Dentre os temas abordados estiveram a utilização de aplicativos para o ensino de geologia, a importância das metodologias ativas no ensino de ciências, e a valorização dos saberes etnobotânicos de comunidades tradicionais.
A participação dos acadêmicos do Caminhos do Sertão na SAPIENS demonstra o compromisso do Programa com a formação de professores pesquisadores e a produção de conhecimento científico relevante para a região. Os trabalhos apresentados contribuem para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Maranhão, além de fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade.
A SAPIENS, coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), consolidou-se como o maior evento de divulgação científica da região Tocantina. A edição de 2024 contou com uma programação diversificada, incluindo exposição de trabalhos, palestras, oficinas, minicursos e estandes interativos, que abordaram o tema “Potencialidades e desafios da Inteligência Artificial no espaço acadêmico”.
A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, destacou a importância da SAPIENS para a instituição e para a região: “Mais uma vez, juntos e juntas, realizamos uma edição histórica da SAPIENS. Ano após ano, nossas pesquisas, realizadas por professores e alunos, contribuem para o desenvolvimento social e científico da região Tocantina pela UEMASUL”.
Os pesquisadores evidenciaram a importância da participação no evento para suas trajetórias. “Participar da Sapiens foi uma oportunidade enriquecedora e única para expandir conhecimentos e explorar nossas perspectivas, uma grande contribuição para a minha vivência acadêmica”, disse Jackeline de Melo Carvalho.
Maria Jéssica da Gama Assis, premiada em 1º lugar em Pesquisa em Ciências Biológicas, agradeceu à sua orientadora e ressaltou a importância de valorizar os saberes tradicionais: “Meus agradecimentos a minha orientadora Niara Porto pela oportunidade de desenvolver esse projeto abordando a diversidade de compreensão sobre plantas medicinais, a forma como preparam, com quem os entrevistados aprenderam a fazer remédios naturais, os nomes populares das espécies que são diferentes em cada localidades e a valorização desse conhecimento cultural e tradicional”
A participação dos acadêmicos do Caminhos do Sertão na SAPIENS demonstra o potencial dos futuros professores formados pelo programa. Ao desenvolverem pesquisas de qualidade e apresentarem seus resultados em um evento de grande relevância, os alunos contribuem para a construção de um futuro mais justo e equitativo para a região.