Programa Caminhos do Sertão realiza primeiro encontro pedagógico

Professores e professoras do programa passaram o final de semana refletindo sobre práticas pedagógicas. Foto: Ascom/UEMASUL.

No último sábado, 14, a equipe do programa Caminhos do Sertão da UEMASUL realizou seu primeiro encontro pedagógico com a finalidade de apresentar o programa e promover uma reflexão sobre a prática pedagógica, considerando o envolvimento e interação docente e discente na produção de conhecimento.

Criado em 2018, o programa Caminhos do Sertão tem o objetivo de promover a democratização do acesso ao ensino superior público, de qualidade, para as comunidades da área de abrangência da UEMASUL. As unidades avançadas estão implantadas nos munícipios de Vila Nova dos Martírios, Itinga, Amarante e Porto Franco.

A coordenadora do programa, professora Diana Barreto Costa, falou da sua felicidade com o primeiro evento de formação. “Este é um programa que vem sendo gerado há um bom tempo. Temos uma equipe completa e comprometida com o sucesso do Caminhos do Sertão e para nós, é uma alegria imensa chegar ao dia de hoje com a primeira formação docente”.

Durante o encontro, que durou todo o dia, foi ainda apresentada a equipe do programa, e os templates de apostilas que serão utilizadas. A coordenadora Pedagógica, professora Gilvânia Queiroz, ministrou palestra sobre os saberes docentes em contextos diversos, e comentou sobre a importância da reflexão do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. “A educação é transformadora. Mas, precisamos refletir a nosso favor, e a favor dos alunos que iremos alcançar e que estaremos formando como professores, como seres únicos e autônomos”.

O vestibular para o acesso ao programa, desenvolvido e aplicado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU), ocorreu no início deste mês, com provas em cada uma das quatro Unidades Avançadas do Programa. Estão sendo ofertadas 800 vagas para cinco cursos de licenciatura: Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa; Pedagogia; Ciências Biológicas; Geografia e Matemática.