Troca de experiências entre coordenadoras do Caminhos do Sertão e Ensinar fortalecem formação docente no Maranhão

Na última quarta (03), a coordenadora geral do Programa Caminhos do Sertão da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professora Diana Barreto, reuniu-se com a coordenadora geral do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), professora Maria Gorette Carvalho, com o intuito de trocar experiências entre os programas.

Para a professora Diana Barreto, o Ensinar é uma referência no Estado. Por isso, a UEMASUL resolveu entender mais sobre o funcionamento do Programa. “Nós, enquanto coordenação do Programa Caminhos do Sertão, aprendemos muito nesse diálogo com a equipe do Ensinar. Se nós temos essa singularidade de programa, que é a interiorização do ensino superior no Maranhão, obviamente passamos por algumas dificuldades e como o Ensinar já tem uma experiência vasta, essa aproximação é de grande valia para que aprendamos e troquemos experiências”, destacou ela.

O Programa Ensinar existe desde 2016 e, atualmente está presente em 28 polos, ofertando os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Física; Geografia; História; Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas; Matemática; Pedagogia, Química. Assim como o Caminhos do Sertão, sua principal proposta é fortalecer a política de formação docente para a educação básica no Estado do Maranhão.

A coordenadora do Ensinar, professora Maria Gorette Carvalho comentou que essa foi uma visita muito importante para ambos os programas. “Tentamos responder o que a professora Diana julgava necessário para o Caminhos do Sertão. Nos sentimos orgulhosos de estar compartilhando nossas experiências. Tanto nosso Programa quanto o da UEMASUL têm dificuldades, apesar do fluxo de processos serem diferentes, uma vez que temos 50 polos e eles possuem 04. Mas, isso não quer dizer que é menor em dificuldade (…). A coordenadora veio conhecer o funcionamento do Ensinar e, assim, verificar o que poderá melhorar lá”.

A professora Maria Gorette Carvalho destacou também a longa história da UEMA na formação de professores. “Nossa história não começou somente com o Programa Ensinar, temos um histórico que vem desde a década de 90 e vem se arrastando dentro de programas criados e recriados para atender as demandas do momento na formação de professores, beneficiando quem não teve a oportunidade de uma formação de nível superior”, recordou.

Compondo a equipe do Ensinar, estavam presentes também na reunião, o vice coordenador, professor Fernando Moucherek; o coordenador pedagógico, professor Washington Luis Rocha; o coordenador de TCC e Estágios, professor Weyffson Luso; e os diretores dos cursos de Pedagogia (professor José Paulino Santos), Ciências Biológicas (professor Jackson Ronie Sá), Letras (professora Mary Joice Paranaguá) e Matemática (professor Jackson Martins).

Fonte: Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)