Os alunos do 4º período do curso de Geografia da Unidade Avançada Amarante do Maranhão tiveram a oportunidade enriquecedora de realizar uma visita técnica à aldeia indígena Rubiácea, localizada na terra indígena Governador, pertencente ao povo indígena Gavião. Sob a orientação da professora Mayra Silva, a atividade foi parte integrante da disciplina Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos.

O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma imersão na cultura indígena, promovendo uma compreensão mais profunda da importância dos povos originários na formação da identidade nacional brasileira. Durante a atividade, os estudantes conheceram de perto as moradias tradicionais, os modos de vida, as técnicas de artesanato e arte dos habitantes da aldeia, além de desfrutar de momentos de integração e aprendizado cultural.

A professora Mayra Silva destacou a importância da atividade como uma oportunidade de promover o respeito pela vida e a defesa dos direitos humanos: “facilitamos o intercâmbio entre os estudantes e as comunidades indígenas na busca pela valorização das culturas marginalizadas e na luta por paz e justiça. Territórios e comunidades indígenas possuem um papel fundamental na preservação da biodiversidade, assumindo uma fronteira de resistência diante da ganância do sistema capitalista. ” Refletiu.

Os alunos também compartilharam suas impressões sobre a experiência. Sebastião de Jesus ressaltou a importância de reconhecer e valorizar a cultura indígena para uma integração social mais harmoniosa, enquanto Rones Dias enfatizou a importância de conhecer a arte indígena para reconhecer seu valor e sua contribuição para a sociedade brasileira.

A visita à aldeia indígena Rubiácea foi uma jornada de descoberta, respeito e valorização das raízes culturais do Brasil. O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade e o respeito às culturas tradicionais, preparando os futuros educadores para uma atuação mais inclusiva e sensível às realidades do país.

One thought on “Visita à aldeia indígena Rubiácea integra disciplina do curso de Geografia em Amarante do Maranhão

• 06/04/2024 em 12:25
    Permalink

Parabéns , a turma de Geografia, sei q foi enriquecedor essa interação com a comunidade indígena.👏👏👏👏