Caminhos do Sertão celebra o lançamento do livro “30 Contos pelo Caminho”

No último dia 25 de fevereiro, a Unidade Avançada de Porto Franco foi palco de um marco literário para o Programa Caminhos do Sertão. Sob a orientação da professora Mônica Mourão, a turma de Letras lançou seu primeiro livro coletivo, intitulado “30 Contos pelo Caminho”.

O evento contou com a participação entusiasmada dos alunos, professores e membros da comunidade local. O projeto “30 Contos pelo Caminho” assume um papel pioneiro ao destacar a produção de textos autorais pelos acadêmicos do curso de graduação em Letras do programa de formação docente Caminhos do Sertão.

As narrativas presentes no livro abordam uma ampla gama de temas, mesclando realidade e ficção de maneira envolvente. O objetivo principal desta iniciativa acadêmico-cultural é promover a leitura literária não apenas entre os estudantes universitários, mas também nas redes municipais e estaduais de ensino, fortalecendo assim a relação entre a universidade e a comunidade.

A ideia para o livro surgiu como culminância de uma disciplina do curso, conforme explicou a professora Mônica Mourão: “A vivência universitária precisa contar com atividades de extensão também. Deste modo, como culminância da disciplina ‘Ficção Brasileira I’, propomos que os alunos produzissem individualmente contos para fazerem parte de uma coletânea lançada no último encontro da referida disciplina ministrada”.

Para os alunos, como destacou Daniela Sousa Coutinho, participante do projeto, esta é uma oportunidade única de desenvolver habilidades e experienciar o universo acadêmico de forma enriquecedora: “É dentro do universo acadêmico que temos a oportunidade de desenvolver nossas habilidades, seja na escrita ou na oralidade. Tendo em vista o curso de Letras por meio do Caminhos do Sertão e da UEMASUL, tem nos proporcionado experiências únicas. Vejo esse projeto como uma ascensão social dentro da universidade”.

O lançamento de “30 Contos pelo Caminho” representa um marco na trajetória dos alunos e professores envolvidos, além de um importante passo na valorização da produção literária local e na promoção da leitura como instrumento de transformação social.