Acadêmicos de Pedagogia elaboram Projetos de Pesquisa a partir de visitas em escolas no município de Porto Franco

Acadêmicos do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão realizaram visitas em escolas do município de Porto Franco, entre os dias 21 e 25 de outubro. A atividade prática, inserida na disciplina de Métodos de Pesquisa no Espaço Escolar, proporcionou aos futuros professores a oportunidade de conhecer de perto os desafios e as necessidades da comunidade escolar, além de estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa relevantes e inovadores.

Seis grupos visitaram escolas e conversaram com diferentes públicos, como gestores, professores, estudantes, famílias, equipe de limpeza e equipe de vigilância. A pergunta norteadora da pesquisa, “Quais os maiores desafios para exercer sua função na escola no ano de 2024?”, permitiu que os pesquisadores obtivessem um panorama das dificuldades enfrentadas por cada segmento da comunidade escolar.

A partir das informações coletadas, cada grupo selecionou um problema e elaborou um projeto de pesquisa. Os temas abordados nos projetos foram diversos, englobando desde a gestão escolar e o apoio à aprendizagem até a parceria família-escola e a valorização dos profissionais da educação.

A professora Raimunda Maria Barbosa de Sá, responsável pela disciplina, destacou a importância da atividade para a formação dos estudantes: “Possibilitar ao acadêmico do curso de Pedagogia a oportunidade de conhecer sua realidade escolar por meio do diálogo com as pessoas que vivenciam na escola, incluindo a família e os servidores que contribuem com a organização escolar, favorece a escuta como espaço significativo no ensino de Métodos de Pesquisa no Espaço Escolar.”

A acadêmica Luzia Maria da Silva compartilhou sua experiência: “No primeiro dia da disciplina eu fiquei pensando que seria uma matéria que trataria de pesquisa, mas que eu não teria como pesquisar algo que fosse novo, pois existe pesquisa sobre tudo. Foi muito emocionante e prazeroso perceber que existem campos inexplorados, e em uma pesquisa relativamente simples de escola, descobrir algo tão importante como a necessidade de apoio e treinamento para uma classe que exerce um trabalho de relevância para a segurança das escolas.”

Andreia Santos Barros, outra acadêmica, ressaltou a importância da atividade: “Ao realizar essa atividade na escola Barjona Lobão para mim, foi uma experiência enriquecedora, pois me permitiu mergulhar nos desafios enfrentados por profissionais da educação no contexto atual. […] A pesquisa ampliou minha visão sobre a importância de cada função dentro da escola e como a colaboração entre pais, professores, gestores e coordenadores é essencial para o desenvolvimento dos alunos.”

Por meio do estudo, a atividade proporciona aos acadêmicos uma experiência de diálogo com diferentes públicos-alvo presentes na escola, possibilitando uma leitura de diferentes olhares no ambiente escolar. Espaço onde todos precisam estar em sintonia para que o trabalho pedagógico seja significativo e promova aprendizagem para a construção de uma educação mais justa e equitativa para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *