Seminário destaca caminhos para uma educação mais inclusiva em Porto Franco

No dia 13 de abril de 2025, o Programa Caminhos do Sertão, por meio do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), promoveu o seminário “Conectados por uma Sociedade Inclusiva: Conhecer para Entender, Acolher e Incluir”. A atividade foi coordenada pela professora Me. Francisca Cavalcante Silva da Silva, responsável pela disciplina de Educação Inclusiva.
O seminário foi realizado no pátio da Unidade Avançada de Porto Franco, e contou com a participação ativa dos acadêmicos de Geografia, além da presença de estudantes dos cursos de Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas, bem como da coordenação e equipe da unidade.
A programação do evento incluiu a apresentação de stands, banners e recursos pedagógicos adaptados, elaborados de acordo com os diferentes tipos de deficiência estudados. A proposta metodológica buscou promover vivências práticas e reflexões críticas sobre os desafios e possibilidades da inclusão no ambiente escolar.



O principal objetivo do seminário foi conscientizar os futuros educadores sobre a importância de uma educação verdadeiramente inclusiva, capaz de acolher a diversidade humana com respeito, empatia e compromisso pedagógico. A atividade reforçou o entendimento de que incluir vai além da presença física do aluno com deficiência em sala de aula: trata-se de garantir condições reais de aprendizagem e desenvolvimento para todos, por meio de adaptações, escuta atenta e sensibilidade.
O acadêmico Roberto de Sousa Santos compartilhou seu aprendizado com entusiasmo: “Percebi que incluir não é apenas ter alunos com deficiência presentes fisicamente na sala de aula, mas sim promover adaptações, escutar com atenção, ter empatia e se comprometer com a aprendizagem de cada estudante. […] Sinto que, a partir desse aprendizado, estou mais preparado para atuar de maneira ética, responsável e humana, contribuindo para uma escola realmente inclusiva e justa.”
A acadêmica Maria Helena Rodrigues de Araújo também refletiu sobre sua experiência: “A disciplina de Educação Inclusiva abriu minha mente e me levou à conscientização sobre como tratar as pessoas com deficiência. […] Essa formação contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde a inclusão seja uma realidade em todos os espaços.”