Acadêmicos do curso de Pedagogia embarcaram em uma jornada de descoberta da história local dos municípios de Amarante do Maranhão e Buritirana, por meio da elaboração de diários de campo, uma metodologia essencial da disciplina de História: Conteúdos e Metodologias.

Divididos em cinco grupos, os estudantes se propuseram a explorar diferentes aspectos históricos e sociais, desde a vida cotidiana até os direitos humanos e cidadania. Essa abordagem multidisciplinar permitiu uma compreensão mais profunda da realidade local e uma conexão entre passado e presente.

Durante a primeira etapa, os acadêmicos realizaram observações e registros nos diversos povoados dos municípios selecionados, refletindo sobre a cultura, identidade, patrimônio histórico, história local e direitos humanos. Em seguida, em sala de aula, ocorreu uma socialização das experiências, seguida de orientações sobre como elaborar os diários de campo.

Na semana seguinte, cada grupo foi responsável por produzir os textos, incluindo citações e fotos que retratassem suas descobertas. Durante esse processo, correções e orientações foram feitas, culminando na entrega final dos diários de campo.

A importância dessa metodologia foi ressaltada pela Professora Raimunda Maria Barbosa de Sá: “Possibilitar ao acadêmico do curso de Pedagogia a oportunidade de conhecer sua realidade social e histórica, por meio das observações, dos registros, da convivência com as pessoas da comunidade, estabelecendo uma conexão entre o passado e o presente, favorecendo aos estudantes a construção do conhecimento significativo no ensino de História do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.”

Para os acadêmicos, essa experiência foi enriquecedora e transformadora. Valdirene Lima de Sousa compartilhou seu aprendizado: “Foi um desafio engrandecedor professora, pois descobri muitas maneiras de como trabalhar os conteúdos de história na sala de aula, onde eu trabalho, trazendo o aluno para a realidade dele, incluindo ele nas histórias do dia a dia, para a aula se tornar mais interessante, então para mim, foi um momento precioso de aprendizado, nesse desafio de realizar essa pesquisa.”

Da mesma forma, Keila da Silva destacou a importância da vivência: “A nossa experiência nessa pesquisa foi muito importante para o nosso desenvolvimento como acadêmico, pois tivemos muitas surpresas, como coisas que para nós não tinha importância, como o patrimônio histórico da nossa cidade, e a partir dessa vivência estamos vendo as coisas de forma diferente, foi muito gratificante participar dessa pesquisa.”

Através dessa imersão na história local, os acadêmicos não apenas enriqueceram seu aprendizado, mas também se tornaram agentes de transformação em suas comunidades, preparados para trazer uma abordagem mais significativa e contextualizada ao ensino de História.

2 thoughts on “Acadêmicos de Pedagogia exploram história local de cidades e povoados por meio do diário de campo

• 26/02/2024 em 13:08
    Permalink

Despertar no aluno o interesse em aprender sobre a história, é dar a ele a oportunidade de conhecer primeiro a sua história, e assim toda a história, pra uma compreensão de mundo e de saberes. Parabéns a nossa turma de Pedagogia. Gratidão a nossa mestra Raimunda Maria B. de Sá