Reunião avalia atividades de 2023 do programa Caminhos do Sertão
Na manhã da última sexta-feira (19), representantes da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e das prefeituras de Amarante, Vila Nova dos Martírios e Porto Franco reuniram-se em Imperatriz para discutir os resultados e desafios enfrentados pelo programa de formação de professores Caminhos do Sertão.
A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Gonçalves, a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany, a coordenadora geral do programa Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto, e a coordenadora pedagógica, professora Gilvânia Aguiar, lideraram a reunião, que teve como foco principal a apresentação de um balanço das atividades realizadas em 2023.
A coordenadora geral do programa, professora Diana Barreto, explica que durante o encontro, foram destacados os resultados das avaliações conduzidas pela equipe do programa, proporcionando uma visão abrangente sobre o impacto nas comunidades envolvidas. “Neste momento estamos iniciando o 4º semestre dos cursos. Ao longo do percurso temos aplicado questionários e alguns aspectos trazidos naquele instrumento provocaram-nos a realizar esta reunião com os representantes de cada Unidade Avançada para, juntos, buscarmos alternativas para sanar o descontentamento dos respondentes. Penso que foi bastante produtiva a reunião e vamos seguir, de mãos dadas, buscando realizar o melhor, de conformidade com as responsabilidades de cada um.”
Um dos pontos destacados na reunião foi o Acordo de cooperação estabelecido entre as prefeituras e a universidade. Esse acordo, firmado em 2020 com os gestores das quatro Unidades avançadas, garante a disponibilização de infraestrutura e serviços administrativos essenciais para o pleno desenvolvimento pedagógico do Programa. A secretária de Educação de Amarante do Maranhão, Geane Viana, afirmou que “esse momento de diálogo, de reflexão e planejamento é muito importante, reunião produtiva e necessária, pois avaliamos as nossas ações enquanto parte colaborativa nessa parceria entre município e UEMASUL e isso nos permite melhorar cada vez em nosso compromisso com a educação superior no município”.
As assinaturas dos Acordos de cooperação com os gestores das Unidades avançadas e os Termos de cooperação técnica com os municípios parceiros, ratificam o comprometimento mútuo entre a universidade e as prefeituras para promover uma educação de qualidade e alinhar esforços em prol do desenvolvimento educacional nas regiões contempladas pelo programa.
Ao final da reunião, os participantes expressaram otimismo em relação aos avanços conquistados até o momento e reafirmaram o compromisso contínuo de fortalecer o programa Caminhos do Sertão como uma referência em formação de professores e desenvolvimento educacional na região.