Conhecimento político da população é tema de pesquisa em feira de Porto Franco

Acadêmicos do 5º período de Geografia do da Unidade Avançada de Porto Franco realizaram uma pesquisa de campo onde a feira livre da cidade se transformou em um laboratório a céu aberto para investigar o conhecimento político da população. A atividade, proposta pela professora Sheryda Carvalho, teve como objetivo principal identificar o engajamento político das diferentes gerações e o nível de alfabetização política dos moradores de Porto Franco.

No último domingo, dia 21 de setembro, os estudantes aplicaram 50 questionários a pessoas de todas as idades que transitavam pela feira e pelo Mercado Municipal. As perguntas abordaram temas como a compreensão do funcionamento do sistema político, a participação em eleições e a percepção sobre o papel do cidadão na política.

“Entender o papel de cada cidadão na política é primordial no processo de alfabetização política”, afirma a professora Sheryda Carvalho. Segundo ela, a pesquisa busca contribuir para a discussão sobre o analfabetismo político no Brasil, um problema que impede o exercício pleno da cidadania.

A acadêmica Wesleiane Barbosa, uma das participantes da pesquisa, destaca a importância da experiência: “Essa aula de campo foi uma experiência enriquecedora, proporcionando informações valiosas sobre o conhecimento geopolítico da população local e suas percepções sobre a participação política dos jovens”.

Os dados coletados durante a pesquisa ainda estão sendo analisados, mas os primeiros resultados indicam uma grande diversidade de conhecimentos e opiniões sobre política entre os entrevistados. A expectativa é que a pesquisa possa gerar insights importantes para entender o cenário político local e contribuir para a elaboração de ações de educação política.

A professora Sheryda Carvalho ressalta a importância de atividades como essa para a formação dos futuros professores: “Ao realizar pesquisas de campo, os alunos desenvolvem habilidades de pesquisa, análise de dados e comunicação, além de se conectarem com a realidade da comunidade onde vivem”. A iniciativa do curso demonstra a importância de aproximar a academia da comunidade. A pesquisa realizada na feira de Porto Franco é um exemplo de como a Geografia pode contribuir para a compreensão da realidade social e política do país.