Vidas Secas inspira projeto interdisciplinar e transforma realidade de escola em São Sebastião do Tocantins

A obra clássica de Graciliano Ramos, “Vidas Secas”, saiu das páginas dos livros e ganhou vida nas mãos de alunos e professores do Colégio Estadual Írio Oliveira Souza, em São Sebastião do Tocantins. O projeto de leitura interdisciplinar, idealizado por alunos do Programa Caminhos do Sertão, transformou a escola em um verdadeiro celeiro de criatividade e aprendizado.

O colégio foi tomado por diversas atividades inspiradas na obra de Graciliano Ramos. Através de paródias, cordéis, cartazes, gráficos, maquetes, encenações e vídeos, os alunos exploraram os temas da seca, da pobreza, da luta pela sobrevivência e da desigualdade social presentes em “Vidas Secas”.

“Muito importante esse projeto, pois além de incentivar à leitura, promoveu a interação entre as turmas, professores, fortalecendo assim a interdisciplinaridade através da literatura”, destaca Gyullyane Silva de Castro, uma das idealizadoras do projeto e aluna do Programa Caminhos do Sertão.

A iniciativa, que teve início na disciplina de Ficção Brasileira II, ministrada pelo professor Remy Sales, contou com a participação de todas as áreas do conhecimento, promovendo uma verdadeira integração entre as disciplinas. Os alunos trabalharam em equipe, pesquisando, criando e apresentando seus trabalhos de forma inovadora e criativa.

“A literatura é essencial para a formação social e nossos alunos mostraram isso ao transformarem e apresentarem temas da obra trabalhada em paródias, cordéis, cartazes, gráficos, maquetes, encenações, vídeos”, afirma o acadêmico João Paulo Silva Moraes, coordenador escolar e idealizador do projeto.

O projeto “Vidas Secas” mostrou como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para transformar a realidade das escolas e promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao trabalhar de forma interdisciplinar e criativa, os alunos do Colégio Estadual Írio Oliveira Souza não apenas aprenderam sobre a obra de Graciliano Ramos, mas também desenvolveram habilidades como leitura, escrita, trabalho em equipe e pensamento crítico.