Programa Caminhos do Sertão promove ação ambiental em parceria com Laticínios Beatriz

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, em parceria com a Empresa Laticínios Beatriz, realizou uma ação de plantio de mudas de açaí às margens do rio Marcelininho, entre os municípios de Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca.

A iniciativa, que contou com a participação de colaboradores da empresa e alunos da turma de Geografia da Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios, teve como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis.

Durante o evento, os participantes puderam ouvir uma palestra da proprietária da Laticínios Beatriz, Beatriz dos Santos Sousa, sobre a história da empresa e seu compromisso com a sustentabilidade. Em seguida, o Engenheiro Ambiental Ricardo Freitas ministrou uma palestra sobre a importância da preservação ambiental e das práticas que podem ser realizadas pela comunidade para proteger o meio ambiente.

O ponto alto da ação foi o plantio de mudas de açaí em uma área de preservação permanente às margens do rio Marcelininho. A escolha da espécie açaí se deu por sua importância socioambiental e econômica para a região. O açaizeiro é uma planta nativa da Mata Atlântica, que além de contribuir para a preservação da biodiversidade, também é fonte de renda para muitas famílias da região.

“Esta data é importante para ressaltar a questão das atitudes de conservação e preservação ambiental”, destacou o Engenheiro Ambiental Ricardo Freitas. “Neste trabalho de campo, incentivamos a prática de recuperação de áreas degradadas a fim de melhorar o clima e, acima de tudo, a preservação dos recursos naturais. A educação ambiental deve ser um trabalho contínuo e relevante para a sociedade vilanovense.”

Para os alunos da turma de Geografia, a ação foi uma oportunidade única de colocar em prática o que aprendem em sala de aula e de se conscientizarem sobre a importância de sua participação na preservação ambiental.

“Esta aula de campo foi um marco no conhecimento, pois abordou não apenas o papel da sociedade, mas também a visão e práticas de empresas que têm um olhar atento para as questões de investimentos sustentáveis, que pensam no meio ambiente e buscam estratégias para mitigar os impactos ambientais”, afirmou Raphael Araujo, acadêmico de Geografia.

A iniciativa é um exemplo do compromisso do Programa Caminhos do Sertão com a formação de professores conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais sustentável.