Literatura Estreitense em foco: alunos do Caminhos do Sertão dialogam com escritora local

Em um encontro marcado pela troca de conhecimento e pela valorização da cultura local, os alunos do Curso de Letras Língua Portuguesa do Programa Caminhos do Sertão, Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios, tiveram a oportunidade de dialogar com a escritora estreitense Ester Paiva. O evento, intitulado “Literatura: entre a escrita e a crítica”, foi promovido pelo Projeto de Extensão “Criação Literária”.

A iniciativa, coordenada pela professora Susane Ribeiro, teve como objetivo principal promover a literatura da região tocantina, muitas vezes pouco conhecida e valorizada. Ao convidar a escritora Ester Paiva, o projeto proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer de perto a produção literária local e de dialogar com uma autora que tem se destacado na cena literária maranhense.

“Para além da vivência em sala de aula, é de fundamental importância o conhecimento sobre quem produz literatura atualmente e como nossos escritores e nossas escritoras regionais transfiguram essa realidade tão esmagadora por meio do verso e da prosa”, destaca a professora Susane Ribeiro.

Durante o evento, a escritora Ester Paiva compartilhou suas experiências e reflexões sobre o processo criativo e a importância da literatura como ferramenta de transformação social. A autora também falou sobre a sua obra e sobre os desafios de ser escritora em uma região marcada por grandes desigualdades.

“Escrever, para mim, é um ato de liberdade”, afirmou Ester Paiva.

Os alunos, por sua vez, mostraram-se bastante engajados com a temática e fizeram diversas perguntas à escritora. Antonio Carlos dos Santos Gomes, um dos participantes, destacou a importância do evento: “Ficou perceptível, depois da apresentação da autora, a ligação que ela utiliza para criação da obra, isso diante de uma narradora em primeira pessoa, se faz ainda mais evidente com seu estilo literário. Essa ligação, que está presente na obra, é notória e provém de suas vivências, das suas experiências, dos seus sentimentos e desejos que se misturam à sua realidade social.”

A Reitora da UEMASUL, professora Luciléa Gonçalves, também participou do evento e destacou a importância de iniciativas como essa para a formação dos futuros professores: “A universidade já é criada nos moldes da pesquisa, ensino, extensão e inovação, e este evento é inovador, quando permitimos que docentes tenham essa atitude de realizar atividades como essa”.

O evento “Literatura: entre a escrita e a crítica” demonstrou a importância de promover a literatura regional e valorizar a produção de escritores locais. Ao proporcionar aos alunos a oportunidade de dialogar com uma escritora experiente, o projeto contribuiu para a formação de futuros professores mais críticos e engajados com a realidade cultural da região.

Fotos: Geovane Macedo Ferreira