Acadêmicas de Pedagogia realizam ações educativas em espaços comunitários de Amarante

Durante o mês de junho de 2025, acadêmicas do curso de Pedagogia da Unidade Avançada de Amarante/MA do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, da UEMASUL, realizaram uma série de ações educativas em diferentes espaços comunitários do município. As atividades integraram a disciplina “Educação em Espaços Não Escolares”, ministrada pela professora Mestra Conceição de Maria Botelho, e culminaram na socialização dos trabalhos no dia 20 de junho.

Com o objetivo de ampliar a compreensão sobre os diversos contextos onde a aprendizagem acontece, as ações pedagógicas foram desenvolvidas em locais como o CAPS Manoel Ciqueira de Matos – “Nequim”, praças públicas, centros comunitários, espaços de convivência de quebradeiras de coco babaçu e a Congregação Monte das Oliveiras, envolvendo públicos diversos como crianças, idosos, usuários de serviços de saúde mental e grupos religiosos.

As intervenções foram planejadas pelos grupos de alunas a partir de metodologias participativas, práticas ativas e escuta sensível. Entre as atividades realizadas, destacaram-se rodas de conversa, contação de histórias, piqueniques literários, oficinas de arte, música, dinâmicas e mediação de leitura.

Segundo a professora Conceição Botelho, a proposta pedagógica buscou fortalecer o compromisso social da formação docente: “A disciplina foi pensada para ampliar o olhar das futuras pedagogas sobre os múltiplos contextos em que a aprendizagem acontece. Ao atuarem diretamente em diferentes espaços comunitários, as acadêmicas vivenciaram, de forma concreta, que a educação se constrói também na escuta sensível, no afeto e na valorização da diversidade. Esses elementos não são apenas complementares ao processo pedagógico, mas estruturantes de uma prática educativa verdadeiramente inclusiva e socialmente comprometida. ”

Para a acadêmica Maria José Silva dos Santos, a vivência ultrapassou os limites da teoria e transformou a compreensão sobre o papel do pedagogo: “A experiência foi profundamente significativa tanto do ponto de vista pedagógico quanto social. Ao utilizarmos a arte como meio de mediação do conhecimento, conseguimos estabelecer conexões sensíveis com os participantes, favorecendo a expressão, o diálogo e o pertencimento. Reafirmou para mim o papel do pedagogo como alguém que educa com empatia e contribui ativamente para uma educação mais comprometida com a realidade das pessoas. ”

A atuação das estudantes foi reconhecida e valorizada também pelos participantes das ações. Emanuella Ferreira Dias, usuária do CAPS, relatou o impacto da atividade em sua rotina: “Isso vai muito além do tratamento. O CAPS é um lugar onde aprendemos muito sobre respeito, igualdade e humildade. Também onde aprendemos a ser pessoas melhores, com profissionais maravilhosos. ”

As ações reforçam o compromisso do Programa Caminhos do Sertão com uma formação docente sensível às demandas dos territórios, pautada pelo diálogo com a comunidade, a valorização da diversidade e o exercício da educação como prática de transformação social.

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