Acadêmico de Geografia apresenta pesquisa em Simpósio Nacional
Na última semana de outubro, o acadêmico do curso de Geografia, Rones Dias de Abreu, da Unidade Avançada de Amarante, representou o programa no XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado em João Pessoa, Paraíba.
O evento, que ocorreu concomitante ao IV ELAAGFA – Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente, reuniu grandes nomes da pesquisa em Geografia Física, proporcionando um espaço rico para troca de conhecimentos e debates sobre temas como climatologia, biogeografia e geomorfologia.
Rones Dias, que é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI da UEMASUL, apresentou sua pesquisa intitulada “Uso de aplicativos no ensino de Geologia”, desenvolvida sob a orientação da professora Aichely Rodrigues. O trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo que utilize tecnologias para tornar o ensino de geologia mais dinâmico e acessível para professores e alunos da educação básica, com foco na geologia maranhense.
A apresentação de trabalhos em eventos nacionais, como o Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, é uma oportunidade única para os acadêmicos ampliarem seus conhecimentos, fazerem networking e estarem próximos de um público especializado. Para Rones, a experiência foi enriquecedora: “Participar de eventos desse porte apresenta uma gama de possibilidades que vão além da sala de aula. Ser avaliado por profissionais de outras universidades permite o crescimento como pesquisador e profissional. Ressalto ainda que o apoio da universidade foi um diferencial nesse processo, a gente se sente valorizado”, afirma o acadêmico.
A professora Aichely Rodrigues destaca a importância de eventos como esse para a formação dos futuros geógrafos: “Para o acadêmico do curso de Geografia a participação em um evento nacional é uma experiência que contribui de forma significativa para seu campo de estudo. Esses eventos são oportunidades únicas para ampliar conhecimentos, fazer networking e se atualizar sobre as últimas descobertas e tendências na área”.
A participação de em eventos científicos contribui para a produção científica e a formação de pesquisadores qualificados. Essa iniciativa fortalece a pesquisa em Geografia Física no Maranhão e a formação de profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do século XXI.