Um novo olhar para a educação: imersão aproxima futuros professores da neurodiversidade
Os alunos do curso de Ciências Biológicas da Unidade Avançada de Porto Franco, tiveram uma experiência enriquecedora ao participarem de um dia de imersão no mundo da neurodiversidade e do desenvolvimento infantil. A atividade, proposta pela professora Gilvânia Aguiar, foi realizada no Espaço Cadore e na UEMASUL, campus Imperatriz, e proporcionou aos futuros professores a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações reais.
A manhã foi marcada pela visita ao Espaço Cadore, um centro especializado em atendimento multiprofissional nos transtornos do neurodesenvolvimento. Os alunos puderam observar as atividades desenvolvidas no local, interagir com profissionais da área e participar de dinâmicas com crianças neurodivergentes. A experiência proporcionou uma compreensão mais profunda sobre os desafios e as particularidades do desenvolvimento infantil, além de estimular a empatia e a sensibilidade dos futuros educadores.
Os alunos se mostraram entusiasmados com a experiência. Daniela Sousa, uma das participantes, destacou a importância da visita ao Espaço Cadore para a sua formação: “Pude compreender os estágios do desenvolvimento infantil e as características para um diagnóstico neorodivergente. Tivemos a oportunidade de fazer uma recreação com as crianças onde podemos perceber e entender seus espaços e suas emoções. Tivemos que nos adaptar à rotina deles, e aprender a lidar com uma possível desregulação da parte deles. Foi um dia incrível! ”
O acadêmico Elias Viana ressaltou a importância da interação com as crianças: “Durante o dia tivemos a oportunidade de interagir, fazer dinâmicas recreativas, o que foi muito enriquecedor. Esses momentos são essenciais para desenvolver empatia e compreensão sobre a diversidade na nossa comunidade”.
À tarde, a jornada continuou na UEMASUL, com uma palestra da psicóloga, educadora e escritora Francely Feitosa. A especialista abordou a influência das teorias psicológicas de ensino na formação pessoal e profissional, destacando a importância de uma abordagem individualizada e respeitosa às diferenças de cada aluno.