Introdução à Ciência da Computação desenvolve habilidades práticas e complementa a formação de futuros Matemáticos
O Programa Caminhos do Sertão promove um ensino de qualidade e inovador, no último semestre, com destaque para as aulas da disciplina de Introdução à Ciência da Computação do curso de Matemática. Em todas as Unidades Avançadas, os discentes tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
Porto Franco – Programação Python
Na Unidade Avançada de Porto Franco, os alunos do curso de licenciatura em Matemática exploraram o mundo da programação Python. Com a orientação do professor Eider de Jesus Avelar da Silva e do técnico em informática João Victor de Oliveira Jorge, os estudantes trabalharam em duplas, desenvolvendo algoritmos e consolidando seus conhecimentos.
“Esses momentos são fundamentais para que os alunos consigam aplicar a teoria no cotidiano”, afirmou o professor Eider. “A criação de algoritmos e sua implementação em Python são habilidades essenciais para qualquer profissional da área”, complementou o aluno José Verdiano Lima das Chagas.
Amarante – Aprendizagem colaborativa
Em Amarante, os alunos exploraram diversas ferramentas e softwares, como Geogebra, Excel, Homebyme e Python. Divididos em grupos, eles apresentaram projetos sobre os mais variados temas, desde Geometria Dinâmica até Matemática Financeira.
“Foi um momento de muita aprendizagem colaborativa para todos os envolvidos”, destacou o professor Gabriel Lopes da Rocha. Railton David Evangelista Dias, acadêmico do curso, comentou que as práticas foram muito proveitosas e contribuíram para seu aprendizado: “O método de ensino usado faz com que nosso aprendizado seja mas eficaz e nos inspira a sempre querer melhorar. A aula foi surpreendente, muitas dúvidas foram sanadas”.
Vila Nova dos Martírios – Cabeamento de redes
Na Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios, os alunos aprenderam a confeccionar cabeamento de redes de computadores, compreendendo os princípios da comunicação e a importância dessa infraestrutura. “Entender as formas de cabeamento de redes é fundamental por diversas razões, tanto para profissionais das áreas exatas e tecnológicas quanto para empresas que dependem de uma infraestrutura de rede eficiente e segura.”, afirmou o professor Murilo Barros Alves.
O acadêmico Wanderson Lopes Conceição comentou que as atividades provaram mais uma vez que a Matemática não é uma matéria monótona. “A prática fez com que que a gente aprendesse mais sobre os números binários que são a base da computação. Além disso, relembramos alguns conceitos de lógica Matemática, que havíamos estudados no primeiro semestre.”
Itinga: Visita Técnica e Algoritmos
Já os acadêmicos da Unidade Avançada de Itinga conheceram o laboratório de informática da UEMASUL campus Açailândia, e aprenderam a utilizar o programa Visualg para a criação de pseudocódigos. “A atividade foi extremamente importante para o aprendizado dos alunos”, afirmou a professora Rachel de Andrade Avelar da Silva. O aluno Mateus Ribeiro Nascimento destacou que a visita foi enriquecedora e contribuiu para fortalecer seus conhecimentos em algoritmos.