Caminhos do Sertão realiza segunda formação com equipes de suas Unidades Avançadas

Coordenadoras de curso com a coordenadora pedagógica e coordenadora geral do programa. Foto: Ascom/UEMASUL

O programa de formação de professores Caminhos do Sertão, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), chega na reta final do seu primeiro semestre letivo. Com o início das aulas em junho de 2022, o programa agora faz um balanço das atividades desenvolvidas durante o período e alinha futuras ações.

Em razão disso, na última quinta-feira (17), aconteceu o segundo Encontro de Formação com equipes das Unidades Avançadas. Estiveram presentes os coordenadores, secretários, orientadores psicossociais e auxiliares de suporte de cada uma das quatro Unidades Avançadas: Amarante, Porto Franco, Itinga do Maranhão e Vila Nova dos Martírios.

O objetivo da formação é reforçar a importância do programa e sua abrangência na formação discente com as equipes de Unidades, possibilitando refletir acerca das práticas em cada uma, considerando o envolvimento, interação e compromisso, priorizando a organização e o bom funcionamento focado no processo formativo.

De acordo com a coordenadora geral do Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto, o momento foi imprescindível para alinhar e reorganizar os processos para o semestre que está por vir: “Esses momentos são de suma importância para o bom andamento das atividades do programa e para manter a qualidade que almejamos em todos os nossos processos. Assim, atingimos a nossa principal finalidade: a educação de qualidade para o alunado do Caminhos do Sertão.” Comentou.

A programação aconteceu durante todo o dia e também contou com palestras sobre clima organizacional e orientações sobre a produções de relatórios, matrículas, funcionamento da biblioteca, sistema acadêmico e prestação de contas.

A coordenadora da Unidade Avançada de Porto Franco, Nasaré Pinheiro, comentou sobre os resultados observados nos meses de trabalho e as expectativas para o próximo ano: “Tivemos um tempo para desenvolver as atividades de forma prática nas unidades durante esses meses e perceber, de forma prática, como se dá o dia-a-dia da universidade. É muito importante estarmos todos juntos compartilhando essas experiências.” Comentou.

Sobre o programa

Criado em 2018, o programa Caminhos do Sertão tem o objetivo de promover a democratização do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, para as comunidades da área de abrangência da UEMASUL. Sob a coordenação da professora Diana Barreto Costa, o Caminhos do Sertão retomou as atividades até então suspensas em razão da pandemia da Covid-19 em 2022.

São oferecidos cinco cursos de graduação nas quatro Unidades Avançadas do programa: Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Geografia. O vestibular, desenvolvido e aplicado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU), aconteceu em 1º de maio e as aulas inaugurais em 24 de junho, 1, 8 e 15 de julho. O início das aulas nas quatro Unidades Avançadas do programa aconteceu no dia 18 de julho de 2022.