Caminhos do Sertão promove aula de campo sobre saberes locais para compreensão da Cartografia Temática

O curso de Geografia do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão da Unidade Avançada de Vila Nova dos Martírios, promoveu uma enriquecedora aula de campo com o objetivo de explorar os saberes locais para a compreensão da Cartografia Temática. O evento contou com a participação de discentes e docentes, além da comunidade local.

Realizada no dia 04 de junho de 2023, no período matutino, entre as 08h e 11h20, a aula teve como cenário os principais pontos de referência da cidade, incluindo a Praça Muricizinho, Avenida Ayrton Senna, Parque do Vaqueiro, Estádio Edivaldo Batista da Cruz Júnior e outras localidades.

A professora Margarida da Conceição Oliveira, responsável pela organização da aula, destacou a importância da ocasião para desenvolver as percepções espaciais dos discentes. ‘’ A aula de campo tem como enfoque trabalhar as percepções espaciais dos nossos discentes, para além disso conhecer e reconhecer que dentro dos saberes locais, dos moradores, personagens da história da cidade podemos representar cartograficamente o Município de Vila Nova dos Martírios’’.

A atividade seguiu um formato itinerante, percorrendo as ruas da cidade e permitindo que os discentes observassem e cartografassem as referências locais. Essa abordagem possibilitou que os alunos criassem experiências e produzissem seus próprios dados cartográficos, a partir do prévio conhecimento dos saberes locais.

Valmir Sales, um dos alunos participantes, expressou a importância da vivência da prática dentro da cidade: ‘’A ideia de trazermos nossos conhecimentos para rua da nossa cidade foi bastante importante para entendermos que as coisas que a gente já sabia além do conhecimento científico, também são válidas para construir e formular ideias e teorias”.

A Aula de Campo sobre saberes locais para compreensão da Cartografia Temática proporcionou uma experiência enriquecedora para os discentes do curso de Licenciatura em Geografia da UEMASUL. A iniciativa reforça o compromisso da universidade em promover atividades práticas e significativas, conectando a teoria com a realidade local.

A participação da comunidade local também foi fundamental para o sucesso da atividade. Francisco Feitosa, um dos moradores presentes, destacou a importância de os acadêmicos pararem e conversarem com os residentes locais, perguntando sobre a cidade. Ele enfatizou que esse tipo de interação é valioso, pois reconhece a vivência e a importância da comunidade.

O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão segue empenhado em contribuir para a formação integral dos futuros educadores, incentivando a valorização dos saberes locais e a construção de práticas pedagógicas contextualizadas.