Caminhos do Sertão leva alunos à descoberta da botânica em aula de campo

Acadêmicos da disciplina de Biologia e Sistemática de Espermatófitas do curso de Ciências Biológicas embarcaram em uma jornada de aprendizado e conexão com a natureza. Conduzidos pela professora Raquel Moura Machado e com a participação especial do docente convidado André Vito Scatigna (UEMASUL), a turma se aventurou pelas ruas ao redor da Unidade de Vila Nova dos Martírios em uma aula prática de coleta e herborização de plantas.

A iniciativa, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, serviu como um convite para desvendar os segredos do mundo vegetal e despertar o interesse pela botânica, uma ciência muitas vezes negligenciada por estudantes.

Para o aluno Luis Felipe Vale Silva, a aula prática foi a chave para desvendar os primeiros passos da herborização: “Essa experiência foi essencial para entendermos como funciona o processo de herborização, tão importante para o estudo das plantas. Foi uma oportunidade única de aprender na prática e de ter contato direto com a natureza.”

Em meio à exuberante flora da região, os futuros biólogos se transformaram em exploradores, munidos de lupas, cadernos de campo e bolsas de coleta. Guiados pelos professores, aprenderam as técnicas adequadas para coletar exemplares vegetais, documentando suas características e habitat natural.

A aula prática proporcionou aos alunos uma experiência imersiva e significativa, permitindo que observassem de perto a riqueza da biodiversidade local e a importância da preservação do meio ambiente. Mais do que coletar plantas, os estudantes coletaram experiências e memórias que certamente marcarão sua trajetória na graduação.

Para a professora Raquel Moura Machado, a iniciativa se configura como um antídoto contra a apatia e o desinteresse pela botânica: “Aulas de campo como essa são essenciais para que os alunos vivenciem a botânica na prática, conectando o conhecimento teórico à realidade. Essa experiência contribui para o desenvolvimento de habilidades como observação, registro e trabalho em equipe, além de despertar a curiosidade e o senso crítico dos estudantes.”

A aluna Simone Alves Dias corrobora a visão da docente: “Essa aula prática foi incrível! Pudemos colocar a mão na massa, coletar plantas e aprender sobre herborização. Foi uma experiência muito mais rica e interessante do que qualquer aula em sala de aula.”

Ao aliar teoria e prática, a aula prática de coleta e herborização de plantas do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão semeia o interesse pela botânica nas novas gerações de educadores. Mais do que conhecimentos técnicos, a iniciativa proporciona aos alunos uma experiência transformadora que certamente influenciará sua atuação como futuros professores de biologia.