Caminhos do Sertão inicia assessoramento às redes municipais de educação

Matéria publicada em 10 de jun de 2020

A Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), por meio do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, participa do Webinar “Educação em tempos de pandemia: realidade e desafios”, que será realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município de Porto Franco. O evento acontece hoje (10) em dois momentos: às 14h e às 19h, e tem como público-alvo professores e demais profissionais da educação do município.

Com as temáticas “Os desafios das aulas remotas não presenciais para a educação infantil” e “Os desafios das aulas remotas não presenciais para o ensino fundamental do 1° ao 5°, 6° ao 9° e EJA”, o evento acontece na plataforma de videoconferência Google Meet, com transmissão no canal da Secretaria no YouTube (SEMED/Porto Franco). O debate terá a participação de três profissionais da UEMASUL, pedagogas Elieusa de Sousa Silva, Patrícia Alves Silva e Flaviana de Carvalho. Essa ação tem por objetivo iniciar os assessoramentos às redes municipais de educação das unidades em que o Programa está implantado, sendo o município de Porto Franco o ponto de partida.

Programa Caminhos do Sertão

Criado em 2018, o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão é uma iniciativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e acontece em parceria com as prefeituras municipais das quatro cidades onde o programa está implantado (Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios), escolhidas estrategicamente como Unidades Avançadas para atender as regionais de formação de professores e estudantes egressos do ensino médio nesses municípios.

O Programa oferta um total 800 novas vagas para os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior aos egressos do ensino médio e aos professores em exercício nas escolas públicas e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade.

A presença da UEMASUL nestes cenários contribui para diminuir as distâncias sociais e geográficas, universalizar e democratizar o acesso ao ensino superior, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior público e atendendo à política de expansão da educação superior do Governo do Estado.