Caminhos do Sertão é premiado no Encontro de Ciências, Matemática e Ensino e conquista vaga em mostra nacional

Durante o Encontro de Ciências, Matemática e Ensino da UEMASUL (ECME), realizado no campus Imperatriz, a Unidade Avançada de Amarante do Maranhão, do Programa Caminhos do Sertão, mais uma vez demonstrou sua excelência. Na Feira de Ciências do Programa Cientista Aprendiz, alunos do curso de Ciências Biológicas apresentaram três projetos inovadores, sendo um deles premiado com a medalha de ouro.

O trabalho vencedor, intitulado “Meijogue: descomplicando a meiose através do lúdico em sala de aula”, desenvolvido pelos alunos Conceição Lima, Claudeci Lindoso, Átila Rodrigo, Cleidianny Feitosa e Wenderson Machado, sob a orientação do professor Leandro Rezende, chamou a atenção dos avaliadores e garantiu o primeiro lugar na modalidade de Ensino Superior. A proposta inovadora do projeto, que utiliza jogos para facilitar o aprendizado de um tema complexo como a meiose, conquistou a todos.

Jeovânia Lima, coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Programa Caminhos do Sertão, celebra a conquista dos alunos: “A participação em eventos científicos é fundamental para os alunos, pois isso amplia o conhecimento, fortalece o pensamento crítico, incentiva outros estudantes e conecta-os com a comunidade acadêmica. Ver nossos alunos premiados é uma grande alegria”.

O trabalho vencedor também garantiu o credenciamento para a XV Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), que acontecerá em Belém (PA), entre os dias 18 e 22 de novembro. Essa conquista representa uma grande oportunidade para os alunos apresentarem suas pesquisas para um público ainda maior e trocarem experiências com outros jovens pesquisadores.

Outros dois trabalhos apresentados, intitulados “Estudo Etnofarmacológico do mel de abelha em Buritirana e Amarante do Maranhão” e “Mini herbário como ferramenta didática para o ensino de Botânica”, também tiveram destaque na feira. A participação em eventos científicos é fundamental para a formação dos futuros professores. Ao apresentar seus trabalhos, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, aprendem a lidar com críticas e aprimoram seus conhecimentos. Além disso, essa experiência os motiva a continuar pesquisando e contribuindo para o avanço da ciência.

Natanael Barbosa, um dos alunos participantes, expressa a importância dessa experiência: “Nossa participação como representantes do programa Caminhos do Sertão foi de grande importância. A experiência de nos sentirmos verdadeiros cientistas e de compartilharmos nosso conhecimento e vivências com novas pessoas foi simplesmente incrível”.

A acadêmica Maria Francilene Costa, destaca a emoção de compartilhar seu trabalho com a comunidade: “Foi um momento muito especial e que ter a oportunidade de compartilhar experiências exitosas com tantos alunos e ver a curiosidade e o entusiasmo pelo meu trabalho foi espetacular”.

Os resultados alcançados pelos alunos do Programa Caminhos do Sertão demonstram a qualidade do ensino oferecido pela UEMASUL e o potencial dos jovens pesquisadores da região. Essa conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica e inspira outros alunos a seguirem seus passos.