Aula prática de Microbiologia e Imunologia integra alunos das Unidades Avançadas e fortalece formação científica do Estado

No último dia 26 de abril de 2025, alunos das Unidades Avançadas de Amarante, Itinga do Maranhão, Vila Nova e Porto Franco participaram de uma aula prática da disciplina de Microbiologia e Imunologia, realizada na UEMASUL campus Imperatriz. A atividade reuniu professores das diferentes unidades, o coordenador interino do curso de Ciências Biológicas e contou também com a presença da reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves.
Sob a orientação das professoras Sheila Elke Araujo Nunes (Porto Franco), Weilan Gomes da Paixão Melo (Itinga do Maranhão), Ivaneide de Oliveira Nascimento (Vila Nova) e do professor Matheus Silva Alves (Amarante), os discentes tiveram a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A atividade prática envolveu a realização de testes microbiológicos, coloração de Gram e experimentos de análise e identificação de microrganismos, com destaque para a construção de árvores filogenéticas a partir de fragmentos de RNA 16S, permitindo aos alunos compreender a biodiversidade e a evolução das espécies microbianas.




A professora Sheila Elke Araujo Nunes destacou a importância da prática para a consolidação do aprendizado: “As aulas práticas realizadas com as turmas de Ciências Biológicas do Programa Caminhos do Sertão foram importantes para a aplicação da teoria, o desenvolvimento de habilidades e a compreensão prática dos processos biológicos discutidos nas aulas teóricas. A prática permitiu verificar como os conceitos e processos aprendidos em sala de aula se aplicam aos procedimentos laboratoriais. ”
A acadêmica Maria Francilene Silva Sousa Costa ressaltou a relevância da experiência para sua formação: “A aula prática foi uma experiência enriquecedora e essencial para o nosso aprendizado. Por meio dela, aprendemos sobre vírus, bactérias e fungos, com foco no DNA 16S. Realizamos o Teste de Gram, testes bioquímicos e construímos uma árvore filogenética que nos proporcionou uma visão clara das relações evolutivas entre as espécies estudadas. As aulas práticas não apenas fortalecem nosso entendimento teórico, mas também nos preparam para os desafios do mercado de trabalho. ”
Além de fortalecer a integração entre as unidades, a atividade demonstrou o impacto positivo do ensino colaborativo e da pesquisa aplicada na formação docente. A vivência prática permitiu aos futuros professores não apenas desenvolver competências técnicas, mas também refletir sobre metodologias inovadoras que poderão ser levadas para suas salas de aula, ampliando o alcance da educação científica nas regiões atendidas pelo programa.
