Atividade no laboratório de informática fortalece o aprendizado em Estatística e Probabilidade I no curso de Matemática

Nos dias 15 e 22 de março de 2025, os alunos da disciplina Estatística e Probabilidade I, do curso de Matemática do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão, participaram de uma atividade prática no Laboratório de Informática, voltada à construção de tabelas e gráficos com uso de planilhas eletrônicas. A proposta foi orientada pelo professor Ismael Carlos e teve como principal objetivo colocar em prática os conteúdos teóricos discutidos em sala de aula.
A atividade foi dividida em dois momentos: no dia 15, das 14h às 18h, os estudantes foram introduzidos ao uso do software de planilhas, aprendendo os primeiros passos para construir tabelas, gráficos e realizar cálculos estatísticos. Na semana seguinte, em 22 de março, das 08h às 12h e das 14h às 18h, os alunos voltaram ao laboratório com dados coletados em uma pesquisa de campo, desenvolvida em duplas, para aprofundar a atividade.
Durante o segundo encontro, os alunos organizaram os dados coletados, construíram tabelas de frequência, gráficos de colunas e setores, e aplicaram fórmulas para medidas centrais e de dispersão, como média, moda, mediana, variância e desvio padrão. A atividade culminou com a produção de um resumo expandido, no qual os estudantes analisaram os resultados obtidos a partir da planilha.


O professor Ismael Carlos explicou a importância da abordagem: “A disciplina de Estatística e Probabilidade I faz parte da Matemática aplicada, e é essencial que esteja vinculada a uma atividade prática. O uso do Laboratório de Informática permitiu que os discentes visualizassem, na prática, os conteúdos aprendidos em sala, e percebessem a praticidade do software de planilha tanto na construção de gráficos quanto na realização de cálculos com rapidez. Além disso, a maioria demonstrou muito interesse e colaboração mútua ao longo da atividade. ”
Para os estudantes, a experiência também foi enriquecedora. José Verdiano Lima das Chagas destacou a importância de integrar teoria e prática: “Este foi um recurso importante no nosso processo de aprendizagem, permitindo a criação de tabelas, gráficos e análises estatísticas com o auxílio de ferramentas digitais. Essa abordagem contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos e para o desenvolvimento da capacidade analítica dos estudantes. ”
A aluna Jordania Rodrigues e Silva reforçou o impacto positivo da aula: “O laboratório facilitou bastante nosso aprendizado. As abordagens em sala foram complementadas lá, onde a turma pôde compreender e perceber a importância do Excel para os cálculos e visualização de gráficos. Isso ajudou muito no nosso entendimento. ”
A atividade demonstrou como o uso de tecnologias educacionais pode potencializar o ensino de conteúdos matemáticos, promovendo o desenvolvimento de habilidades analíticas e digitais essenciais à formação docente.