Acadêmica de Ciências Biológicas apresenta trabalho em Encontro Nacional das Licenciaturas

Nesta segunda-feira, 08 de dezembro de 2025, a acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Daniela Conceição Sousa, da Unidade Avançada de Porto Franco representou o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão da UEMASUL, no X Encontro Nacional das Licenciaturas – ENALIC, realizado em Brasília, de forma híbrida, de 07 a 10 de dezembro. 

O evento reune profissionais da educação básica, licenciandos, pesquisadores e pós-graduandos para promover diálogos em defesa das políticas educacionais, refletindo sobre seu impacto na formação de professores. Serão promovidas ao longo de quatro dias, palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e rodas de conversas que valorizaram a troca de experiências, estudos, reflexões e saberes sobre a prática docente. 

Daniela Conceição Sousa, que é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIT, apresentou de forma remota o trabalho intitulado “Modelos didáticos inclusivos: experiência no ensino de ciências”, desenvolvido sob a orientação da professora Sheila Elke Araújo Nunes, que teve como coautora a aluna Maria Jéssica da Gama de Assis. O relato de experiência apresenta uma proposta de ensino de Ciências mais acessível e inclusivo para alunos neurodivergentes. 

“Eu me senti honrada em participar de um evento tão grandioso como o ENALIC e ver que meu trabalho foi bem visto. Ser bolsista abriu muitas portas para mim e eu me sinto realizada com esse trabalho, porque será publicado um artigo que vai poder ajudar outros professores de Ciências a manusear, fazer e montar um modelo didático criativo para incluir esses alunos neurodivergentes dentro das salas de aula. Então eu só tenho a agradecer porque tive muito apoio e incentivo na busca de conhecimento”, destacou a acadêmica. 

Desenvolvido de setembro de 2024 a junho de 2025, o trabalho foi elaborado em duas escolas do município de Porto Franco, e propõe a criação e aplicação a criação e aplicação de modelos didáticos adaptados, utilizando materiais recicláveis e alternativos para favorecer o engajamento, a compreensão dos conteúdos e a participação ativa dos estudantes. 

A professora Sheila Elke Araújo Nunes ressaltou a importância da participação dos licenciandos em eventos como este. “Participar do ENALIC representou uma oportunidade valiosa para as alunas de licenciatura em Biologia refletirem e contextualizarem sua trajetória de formação como futuras docentes, além de favorecer a integração com outros pesquisadores”, explica. 

As acadêmicas desenvolveram objetos táteis e visuais, como esferas de isopor, balões, EVA e materiais alternativos, utilizados para recriar temas voltados para a estrutura da Terra, sistema solar, células e sistemas do corpo humano. Ao todo, participaram do projeto 18 crianças do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com diagnóstico de TDAH, TEA, Deficiência Múltipla entre outras.

A participação no ENALIC reforça o compromisso do Programa Caminhos do Sertão com uma formação docente que integra teoria e prática, incentivando a construção de práticas inclusivas e fortalecendo a atuação de futuros professores comprometidos com uma educação mais acessível.

SAPIENS 

O trabalho também foi apresentado durante a VIII Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão, da UEMASUL. O evento aconteceu de 24 a 27 de novembro de 2025 e teve como principal objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação tecnológica e de extensão desenvolvidos na instituição no ciclo 2024/2025, além de propiciar um ambiente interativo e multidisciplinar para discussão de ideias que norteiam o progresso acadêmico, especialmente no que se refere à inovação dentro das instituições públicas.

A SAPIENS foi realizada no campus Imperatriz e contou com palestras, oficinas, minicursos, estandes interativos, além das apresentações dos resultados obtidos com os projetos de pesquisas vinculados ao PIBIC, PIBITI, PIBIC Jr e PIBEXT, pelos alunos dos Centros de ciências da UEMASUL e escolas de ensino básico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *