Acadêmicos do Caminhos do Sertão já atuam na educação básica nos municípios da região

Os acadêmicos dos cinco cursos do Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão das Unidades Avançadas de Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios já estão inseridos no mercado de trabalho educacional durante a graduação. Após o ingresso nos cursos de licenciatura ofertados pelo Programa, muitos estudantes passaram a atuar em escolas municipais como professores, auxiliares de sala, profissionais de apoio ou em setores das secretarias de educação, contribuindo com o funcionamento e a rotina pedagógica das instituições de ensino da região.
Segundo a Coordenadora Pedagógica do Progarama Caminhos do Sertão Gilvânia Queiroz Madeira de Aguiar, esse avanço representa o impacto direto da formação oferecida. “Através do Programa, podemos perceber a grande atuação dos acadêmicos na educação básica antes de finalizarem o curso, já contratados e trabalhando na área. Para nós é muito relevante, porque compreendemos que alcançamos o objetivo, que de fato é a formação desses acadêmicos para a docência, e essa atuação integra o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e a extensão, promovendo o desenvolvimento social dos alunos e aprimorando a formação no campo de estudo junto aos estudantes. Então nós do Caminhos do Sertão temos a sensação de dever cumprindo, e podemos dizer que isso reflete positivamente na UEMASUL. Isso agrega conhecimentos e possibilita a inclusão e a formação de professores para a educação básica”, afirmou.
Entre os cursos, Pedagogia é o que apresenta maior número de estudantes já inseridos profissionalmente: em Amarante, nove acadêmicas atuam como professoras da Educação Infantil; em Itinga, sete estudantes ocupam a mesma função; em Vila Nova dos Martírios, 15 alunas exercem atividades na Educação Infantil; e em Porto Franco, 15 acadêmicas atuam como professoras auxiliares ou profissionais de apoio.
Em Letras, o crescimento também é expressivo. Em Amarante, 10 estudantes já estão empregados em funções que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio; em Itinga, duas alunas atuam na área; em Porto Franco, seis acadêmicos estão inseridos em escolas do município; e em Vila Nova dos Martírios, três estudantes lecionam nos anos iniciais, alfabetização e ensino fundamental.
Nas Ciências Biológicas, a presença dos acadêmicos também é alta. Em Itinga, 10 acadêmicos estão no mercado, sendo nove professores e um atuando na secretaria de educação em atividades de educação ambiental; em Vila Nova, 18 estudantes exercem funções, sendo 12 professores e seis vinculados às secretarias municipais; em Porto Franco, seis atuam profissionalmente, cinco como docentes e um na secretaria de educação; e em Amarante, oito alunos trabalham, sendo sete professores e um na secretaria local.



Na Geografia, os estudantes também já ocupam espaço nas escolas: em Amarante, quatro atuam nos Ensinos Fundamental, Médio e na Educação Indígena; em Itinga, três lecionam no Fundamental e no Médio; em Porto Franco, uma acadêmica está inserida no Fundamental e na EJA; e em Vila Nova, uma estudante leciona na EJA. No curso de Matemática, 27 estudantes já estão inseridos profissionalmente nas redes municipais da região. Em Itinga do Maranhão, 2 acadêmicos atuam como professores da educação básica. Em Amarante do Maranhão, 12 estudantes trabalham na educação básica exercendo funções docentes um em funções técnicas também. Em Vila Nova dos Martírios, 7 acadêmicas atuam como professoras nas escolas do município. Já em Porto Franco, 6 estudantes exercem funções como professores da educação básica, além de 1 acadêmica que atua como coordenadora pedagógica.
“A atuação como professora antes mesmo da conclusão do curso tem sido fundamental para o meu crescimento profissional e pessoal. É na prática diária que eu consigo aplicar os conhecimentos estudados, desenvolver segurança, compreender melhor as necessidades dos alunos e fortalecer minha identidade como educadora. Essa vivência antecipada amplia minha visão de sala de aula e me prepara de forma mais completa para os desafios da profissão. Nesse processo, o Programa teve um papel essencial. Ele não apenas abriu portas para que eu pudesse atuar ainda em formação, como também ofereceu suporte, orientação e oportunidades concretas de aprendizagem. A disponibilidade das aulas aos finais de semana foi um diferencial muito importante, pois permitiu que eu conciliasse estudo e trabalho sem prejudicar nenhum dos dois”, destacou a acadêmica do curso de Pedagogia da Unidade Avançada de Porto Franco, Monara Caroline de Oliveira.
Os dados reforçam como o acesso à formação superior na região tem ampliado as oportunidades profissionais, atendendo às demandas das redes municipais e contribuindo para o fortalecimento da educação básica, ao mesmo tempo em que possibilita aos acadêmicos desenvolver experiência prática ainda durante sua trajetória universitária.