III Seminário Acadêmico Formativo Multidisciplinar reúne estudantes e professores nas quatro Unidades Avançadas do Programa Caminhos do Sertão

Nos dias 28 e 29 de junho, o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão promoveu o III Seminário Acadêmico Formativo Multidisciplinar e a VII Jornada Integrativa, com atividades realizadas simultaneamente nas Unidades Avançadas de Vila Nova dos Martírios, Itinga do Maranhão, Porto Franco e Amarante. O evento teve como tema “Escrita acadêmica: relação teoria e prática na formação inicial do professor e da professora pesquisadores”, e reuniu estudantes, professores, coordenações locais, equipes do programa e membros da Gestão Superior da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

A iniciativa teve como objetivo acolher os discentes em transição para o 7º período dos cursos de licenciatura, incentivando a reflexão crítica sobre a produção científica e o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A programação contou com momentos de acolhida, apresentações orais de trabalhos acadêmicos, partilhas de experiências vivenciadas no estágio supervisionado, palestras, atividades culturais e premiação dos melhores trabalhos por curso e por unidade.

Para a coordenadora geral do programa, professora Diana Barreto, este é um momento importante para o desenvolvimento acadêmico: “é uma fase maravilhosa em que findamos esse semestre e damos inicio ao próximo, que será o ultimo semestre. O evento conta com várias atividades em que nossos alunos socializam as suas experiências de estagio e iniciação científica, rumo ao que mundo em breve também farão, que é a defesa do TCC.”

Cada unidade recebeu uma programação própria, com palestrantes convidados abordando o papel da escrita acadêmica na construção do conhecimento docente. Participaram como palestrantes a professora Conceição Amorim (Amarante), a reitora da UEMASUL, professora Luciléa Gonçalves (Porto Franco), professor Francisco Almada (Itinga) e professora Elieusa Sousa (Vila Nova).

Um dos destaques do evento foi a participação ativa dos estudantes na comunicação oral dos trabalhos. Os projetos foram avaliados por professores e coordenações, com direito à premiação para os primeiros e segundos colocados de cada curso. O encerramento em cada unidade foi marcado por reconhecimento, confraternização e a certeza de que a formação docente se fortalece com iniciativas que valorizam a pesquisa, a prática e o protagonismo estudantil.

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